Diálogo com a população e marcha marcam os dois meses de greve

No dia em que a greve nacional dos técnicos em educação completa dois meses, os trabalhadores em greve da Assufrgs realizaram uma panfletagem na Esquina Democrática, um dos pontos mais movimentados de Porto Alegre. O ato, que contou com a presença também dos professores em greve do Andes, foi finalizado com uma marcha até o Banco Central.

Os cortes dos recursos destinados à Educação e o impacto nas Universidades e Institutos Federais foram denunciados à população que transitava no centro da Capital. Os materiais distribuídos explicavam as principais reivindicações da greve e denunciavam a grande fatia de recursos que é destinada aos pagamento de juros e amortizações da dívida pública, levando quase metade do orçamento federal. As despesas com o pagamento da dívida tiram recursos essenciais para investimento em áreas essenciais como educação, saúde e segurança.

Após a panfletagem, os TAES seguiram em marcha rumo ao Banco Central, em alusão à reunião do Comitê de Política Monetária que ocorre em Brasília, na sede do Banco Central. O Copom terá nova reunião nesta quarta-feira (28) quando deverá ser definida mais uma elevada dos juros.

Dois meses de greve

A greve nacional da Fasubra conta com a adesão de mais de 60 instituições de ensino públicas e é considerada uma das mais fortes da história. Além dos professores do Andes, outras categorias do Fórum dos Servidores Públicos Federais também estão na luta, dando força à mobilização. Apesar disso, as reuniões com o MPOG e MEC não trouxeram avanços significativos, tanto na pauta geral dos SPFs quanto na pauta específica da Fasubra, fazendo com que os servidores sigam em greve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *