Início > Notícias > Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC
Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC

Biomedicina da UFRGS e Fonoaudiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre aparecem no topo da lista

UFRGS é a terceira melhor universidade do Brasil em avaliação do MEC

Avaliação é baseada na análise das condições de ensino e no resultado do Enade

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a terceira melhor universidade do país de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A universidade somou 4,30 pontos. O máximo é 5 pontos. No entanto, quando consideradas todas as instituições de ensino superior do país — incluindo, por exemplo, faculdades e institutos — a UFRGS fica em 13º.

A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Entre as universidades, o primeiro lugar foi para Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que somou 4,69 pontos, e o segundo lugar para a Universidade Federal de Lavras (UFLA), de Minas Gerais, que somou 4,31 pontos, apenas 0,1 a mais que a Ufrgs.

 Entre todas as instituições, o melhor desempenho é a da Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef), do Rio de Janeiro, que somou 4,89 pontos. Em seguida vem a Faculdade de Administração de empresas (Facamp), de São Paulo, com 4,74 pontos e a Escola de Economia de São Paulo (Eesp), com 4,73 pontos. As três são instituições privadas.

 Em 2010, o Enade avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídos em 14 cursos: biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, agronomia e zootecnia; e em cinco tipos de cursos superiores de tecnologia – tecnologia em agroindústria, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia.

 O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice que avalia os cursos de graduação. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade dos cursos são o Enade, aplicado a cada ano por grupo de áreas do conhecimento, e as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição de ensino superior. Quando visitam uma instituição, os especialistas verificam: as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica

A avaliação do Ensino Superior brasileiro realizada pelo Ministério da Educação (MEC) divulgada ontem  dia 17 de novembro, levou em conta, neste ano, a situação de 14 cursos de graduação (além de cursos para formação de tecnólogos). Eles receberam um Conceito Preliminar de Curso (CPC), nota de 1 a 5 composta a partir do desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de inspeções feitas por especialistas.

Em vários desses 14 cursos, instituições gaúchas se destacaram. Na Biomedicina, com uma nota 4,63, a UFRGS despontou como a melhor do país. A outra campeã gaúcha foi a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que figurou como a melhor Fonoaudilogia do país, com nota 4,04.

Confira o desempenho das graduações gaúchas

No Índice Geral de Cursos, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparece como a terceira melhor universidade do país, e na 13ª colocação quando considerado todo o Ensino Superior incluindo, por exemplo, faculdades e institutos.

 

Este post ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Veja também