Eleição do Conselho Fiscal movimenta último dia da Assembleia da FASUBRA

O segundo dia da assembleia da Fasubra Sindical, realizada em Brasília (DF), foi movimentado pela eleição dos componentes do Conselho Fiscal, mesmo com as atividades tendo sido iniciadas com a continuidade das falações interrompidas no dia anterior.

No total, quatro chapas se inscreveram para concorrer ao Conselho. Foram elas: Chapa 1 – Ética, Compromisso e Transferência (Tribo e Independentes); Chapa 2 – Sempre na Luta- CTB/Ressignificar; Chapa 3 – Fasubra para Lutar (Val e Base); e Chapa 4 – PS Livre/Unidos. Todas elas apresentaram seus candidatos ao pleno da assembleia.

Os trabalhos da Comissão Eleitoral ocorreram em paralelo às falações da análise de conjuntura que ocorria em plenário e abordaram diversos assuntos como privatização dos HU´s; o repúdio ao Acordo Coletivo Especial (ACE); a tentativa de divisão da categoria por parte do Governo; convocação para participar de ato público contra o ACE – em 28/11; fim da desigualdade social; campanhas para anular a Reforma da Previdência; Funpresp e terceirização, entre outras. As propostas aprovadas pelos delegados serão publicadas em ID da Federação, juntamente como relatório da Assembleia.

Durante a Assembleia foi lida uma carta dos Guarani-Kaiowás endereçada ao Governo e Justiça Federal, que deverá ser publicada no site da Fasubra manifestando o apoio da entidade à luta daquele povo. Para quem não conhece a história, esse grupo indígena está sendo forçado a se retirar de suas terras no Mato Grosso do Sul pelos fazendeiros da região através de ação judicial que corre no Supremo Tribunal Federal.

A plenária aprovou ainda o relatório resultante do Seminário dos HU´s, realizado nos dias 10 e 11 de novembro. O documento, que tem mais de 50 propostas de ação (divididas entre os eixos Campanha, Ações na Justiça, Ações Políticas e Calendário). O calendário contempla a realização em 1 de Dezembro, paralisação dos HU´s no dia 5 de dezembro e promoção de jornadas de lutas com paralisações e mobilizações contra a EBSERH semanalmente.

 

 

 

Eleição CF – No período vespertino, deu-se efetivamente início da eleição do Conselho Fiscal, que contou com vinte candidatos distribuídos pelas quatro chapas. Duas sessões foram instaladas no auditório da CNTI para que os votos fossem coletados. Com as cédulas distribuídas, os delegados começaram as votações por volta das 14h40 e a concluíram às 15h50, conforme determinação da Comissão Eleitoral.

Já a apuração dos votos começou às 16h e encerrou-se às 16h30, com o seguinte resultado: Chapa 1 – 43 votos; Chapa 2 – 30 votos; Chapa 3 – 37 votos; Chapa 4 – 14 votos. No total foram 125 votos computados. Desses, apenas um foi considerado nulo.

Ao final dos trabalhos da Comissão, foi dada posse aos membros titulares do Conselho Fiscal. São eles: Rudnei Greque da Silva, Mauro Mendes, Leonir Tunala Resende, Ademar Sena Carvalho e Paulo Henrique Ferreira. Os suplentes são: Maurício Anselmo Alves, Valmir dos Santos, Mozar Robério de Sá Siqueira, Jorge Luiz Inácio e José Felix.

Substituição – O plenário ratificou ainda a substituição do ex-coordenador de Comunicação e Formação da Fasubra, Sandro Pimentel, que deixou a DN por ter sido eleito vereador em Natal. Assume em seu lugar Edson Nascimento de Lima. Na última plenária da Fasubra Sindical, o coordenador apresentou sua carta de desligamento, que foi também publicada em ID.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *