Início > Notícias > Encontro Regional de Grupos de Trabalho Sobre Políticas Afirmativas
Encontro Regional de Grupos de Trabalho Sobre Políticas Afirmativas

No II Congresso da ASSUFRGS Sindicato, realizado em junho passado, foi aprovada na Plenária Final a realização de um evento conjunto entre os sindicatos da UFPEL, UFSM e FURG e demais entidades que defendem a questão racial, com a finalidade de fortalecer as discussões sobre de ações afirmativas, envolvendo diversos seguimentos.

No II Congresso da ASSUFRGS Sindicato, realizado em junho passado, foi aprovada na Plenária Final a realização de um evento conjunto entre os sindicatos da UFPEL, UFSM e FURG e demais entidades que defendem a questão racial, com a finalidade de fortalecer as discussões sobre de ações afirmativas, envolvendo diversos seguimentos. O GT Anti-Racismo da ASSUFRGS aprovou a realização do I Encontro Regional de Políticas Publicas e Anti-Racismo das Universidades Brasileiras e definiu a data de realização entre os dias 6 e 8 de novembro de 2008, em Porto Alegre, local não designado. Em contato com membros dos sindicatos das universidades acima citadas, obtivemos sugestões e propostas de datas, rodízio de reuniões, palestrantes, etc. Veja a proposta de programação descrita abaixo:

Programação

6 de novembro
17h – Credenciamento
18h – Abertura
19h – Atividade Cultural

7 de novembro
8h30 – Painel: Discriminação e Preconceito

Palestrantes: SEPPIR, FASUBRA, MNU, UNEGRO

10h30 – Painel: Projetos de Lei 73/1999 (cotas) e 3.198/2000 (Estatuto da Igualdade Racial)
Palestrante: Gabinete do Senador Paulo Paim

12h – Almoço

14h – Tema: Direitos Humanos no Trabalho
Palestrantes: Advogados

15h30 – Tema: O papel dos GT’s de Políticas Sociais nos movimentos sindicais das universidades brasileiras
Palestrante: 2 Coordenadores da FASUBRA

22h – Atividade Cultural
II Sambassufrgs
Local: ASCLIN (não confirmado)
Ingresso: R$ 10,00

IV ENCONTRO REGIONAL DA FASUBRA – PELOTAS/RS

O GT de Políticas Sociais e Anti-Racismo marcaram presença no IV Encontro Regional da FASUBRA, bem como na marcha contra a terceirização e em defesa dos Hospitais Universitários realizado na ASSUFPEL, em Pelotas/RS nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2008.

Participação massiva

A delegação da ASSUFRGS teve participação unânime nas discussões referente à terceirização, Fundação Estatal, modelo este a ser implantada pelo Governo Federal aos Hospitais Universitários, Saúde Suplementar dos SPF’s, Aposentadoria Especial, a luta ativa da FASUBRA pelo direito a Ascensão Funcional e as construções preliminares sobre as Diretrizes do Plano de Carreira (DPC).

O GT não perde nada!

Em paralelo, os representante do GT, juntamente com companheiros da FURG e ASSUFPEL marcaram presença, também, no Encontro de Clubes Negros do Sul do País, realiza no clube “Fica aí pra ir dizendo”, também naquela cidade. Neste evento foi ressaltada a importância da permanência dos clubes de sociedades negras, resgatando a trajetória desde suas fundações até os dias atuais. A cidade de Montenegro sediou o encontro regional no ultimo dia 06 de setembro.

Adeus ao Companheiro Valdecir (IGEO/UFRGS)

Na véspera de encerramento do Encontro foi organizada uma confraternização entre os participantes com música ao vivo. A participação neste encontro, foi a ultima atividade sindical em que participou nosso colega, amigo e companheiro Valdecir Varela da Silva (de boné), que faleceu no último dia 12. Apesar de pouco tempo como militante, tinha planos em contribuir com a Coordenação de Esporte e Cultura e atuar no GT. A frase “o amor é uma coisa muito especial” foi deixada por Valdecir no seu MSN, que aparentava vivenciar este momento. No próximo dia 06 Valdecir completaria 43 anos. Ao companheiro Muita Paz! Sentiremos saudades!

Veja também