Início > Notícias > Funcionários da CEEE em greve realizam manifestação
Funcionários da CEEE em greve realizam manifestação

Trabalhadores reivindicam 12% de reajuste salarial, bem como o pagamento do PPR (Participação nos Resultados) e retorno do Plano de Cargos e Salários (PCS). Categoria realizou caminhada rumo ao Palácio Piratini e foi recebido pela Assembleia e governo do estado.

Os trabalhadores da CEEE encontram-se em greve desde a última segunda-feira, dia 31 de março. A decisão foi tomada pelos eletricitários de forma unânime, na quinta-feira passada, dia 27 de março, em assembléia realizada no pátio do CAENMF (Centro Administrativo da CEEE em Porto Alegre) e em diversos postos de trabalho espalhados pelo interior.

Os trabalhadores reivindicam 12% de reajuste salarial, aplicado também às demais cláusulas econômicas (Plano de Saúde e Vale Alimentação), bem como o pagamento do PPR (Participação nos Resultados), cortado desde 2012, e o retorno do Plano de Cargos e Salários (PCS), que está com as suas vagas congeladas pela empresa também desde 2012. Os trabalhadores vêm sofrendo seguidas perdas na sua renda com o corte de benefícios (PPR e PCS) e reajustes no plano no plano de saúde que não acompanham os aumentos dados aos trabalhadores. Além disso, os eletricitários também cobram uma maior transparência da empresa a respeito da sua situação econômica e financeira, que atualmente é desconhecida pelos trabalhadores, bem como uma maior participação na elaboração dos planos de recuperação financeira, e na reestruturação da empresa.

A diretoria da CEEE ofereceu 5,38% (INPC acumulado de março de 2013 e março de 2014), parcelado em quatro vezes, aplicado somente aos salários, sem impacto nas demais cláusulas econômicas.

A adesão geral à greve está em torno de 50% a 60%, com 70% de adesão em áreas fim, como tele-atendimento, áreas operacionais e emergência.

Nesta quarta-feira, 02 de abril, a partir das 9h 45min, a categoria realizou uma caminhada que partiu da Esquina Democrática, e seguiu rumo ao Palácio Piratini e Assembléia Legislativa. O sindicato dos eletricitários, Senergisul, pretende reuniram-se com deputado Raul Carrion na Assembleia Legislativa, e foram recebidos pela Casa Civil do Governo Tarso Genro, onde expuseram a situação da empresa e as reivindicações dos trabalhadores.

Texto de Rodrigo Schley

Um comentário para "Funcionários da CEEE em greve realizam manifestação"

  1. Luther Blisset abril 4th, 2014 08:13 am Responder

    A assembleia de ontem (02/04) terminou pouco antes das 16h30, e às 19 apareceu neste site a notícia com o calendário etc. Casualmente testemunhei essa rapidez, até escrevi um comentário elogiando (e pedindo agilidade na liberação dos comentários), mas qual não foi minha surpresa quando, 15min depois, vi que tinham tirado do ar. Agora são 8h, vamos ver quanto tempo ainda será preciso pra disponibilizarem a notícia.
    Resumindo: estamos em GREVE, e o site não poderia estar marcando passo.

Deixe seu comentário

Veja também