Grevistas, em ato, exigem avanço de verdade

 Os trabalhadores em greve das Universidades e Institutos Federais realizaram ato na manhã desta quinta-feira (15), para exigir do governo abertura da agenda de negociações por política salarial e data-base.

Os servidores já vem pressionando o governo, intensificando suas ações a partir do bloqueio ao MPOG, em Brasília, no último dia 7. Impedidos de acessar o prédio, os Secretários de Relações de Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça e de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller foram obrigados a receber os grevistas que arrancaram um prazo de 15 dias para o Governo para dar retorno sobre a possibilidade de abrir uma agenda de negociações. O prazo finaliza no próximo dia 22, e neste período os trabalhadores intensificam a luta.

Na manhã de ontem, os trabalhadores em greve trancaram a entrada do Campus do Vale com pneus queimados e mostraram a sociedade as reivindicações da categoria (para ler a matéria clique aqui).

Na manhã de hoje (15), os técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA, IFRS-POA e IFRS-Canoas se concentraram em frente ao Barracão de Greve ao lado da FACED e seguiram até a Reitoria da UFRGS para prestar apoio e solidariedade aos estudantes que ocuparam a reitoria na manhã de quarta-feira (14). Os estudantes fizeram saudação ao movimento grevista, que seguiu em marcha, contornando o Campus da UFRGS Centro, seguiram pela João Pessoa e Salgado Filho, concentrando novamente na Esquina Democrática.

Foi realizada panfletação à sociedade, bem como intervenções sobre as reivindicações dos TAES que estão em greve há cerca de dois meses. Após atividade, os grevistas seguiram até o Paço Municipal, onde deram entrevista à TV Record. A atividade se encerrou  com palavras de ordem pela abertura da agenda de negociações, “não tem história, é greve até a vitória!”.

 

Clique aqui e confira as fotos do ato de hoje, na Galeria de Fotos da Greve

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *