ICBS luta para manter proporcionalidade mais democrática na eleição para diretoria

Nesta quarta-feira, 19 de outubro, às 10h, o CONSUNI do ICBS terá reunião ordinária. Uma das pautas será a polêmica acerca da proporcionalidade para a eleição da diretoria da unidade. 

Convocamos toda a comunidade a comparecer em massa para que seja ratificada a proporcionalidade de 40/40/20 na próxima consulta pública para direção do ICBS, marcada para o dia 08 de novembro. Este edital já havia sido aprovado pelo conselho, porém foi suspenso por pedido da própria diretoria do ICBS.

Querem acabar com a democracia no ICBS, diminuindo a participação dos técnicos e estudantes! Não aceitaremos retrocessos!  Dia 19/10 a democracia estará mais uma vez em cheque no ICBS. Juntos diremos NÃO ao autoritarismo!

Entenda o caso

O Conselho do ICBS aprovou em 28 de setembro o cálculo de 40/40/20 para a consulta pública na eleição para direção da unidade. O resultado foi um esforço da comunidade do ICBS e manteve uma proporção mais justa na consulta, já que neste ano havia sido colocada em votação uma proposta que alteraria o cálculo para 70/15/15, indicando assim um retrocesso na representatividade dos alunos e técnico-administrativos. 

Porém na última semana a direção atual do ICBS emitiu nota solicitando a revogação do processo eleitoral.O pedido da diretoria se deu após um questionamento realizado por um servidor docente da unidade argumentando que a porcentagem determinada no conselho fere a lei, que no entendimento dele apontaria para o 70/15/15. 

É esta proporcionalidade que será apresentada no Consuni do dia 19 de outubro. Por isso, é de extrema importância a presença dos técnicos, docentes e alunos do ICBS para fazer pressão na reunião do Consuni e ratificar a paridade de 40/40/20. 

As duas chapas que concorrem no dia 08 de novembro são: Ilma Simoni/Marcelo Lambertz e João Henrique Kanan/CA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *