Início > Notícias > Inep aponta queda no ritmo de criação de novas instituições de ensino superior no país
Inep aponta queda no ritmo de criação de novas instituições de ensino superior no país

Um dia após a divulgação do Censo da Educação Superior de 2007, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira (3) a sinopse do material, que aponta queda no ritmo de criação de novas instituições de ensino superior no país.De acordo com a categoria administrativa, as instituições municipais apresentaram aumento [...]

Um dia após a divulgação do Censo da Educação Superior de 2007, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira (3) a sinopse do material, que aponta queda no ritmo de criação de novas instituições de ensino superior no país.

De acordo com a categoria administrativa, as instituições municipais apresentaram aumento de apenas 1,7%, as federais de 1% e as privadas de 0,5%. Houve ainda queda de 1,2% no número de instituições estaduais em decorrência de integrações.

O número total de universidades em todo o país, segundo o Inep, passou de 178 para 183, enquanto as faculdades saíram de 1.973 para 1.978. Um único centro univeristário foi criado durante o período, um acréscimo de 0,8%.

O maior número de faculdades e de centros universitário está vinculado ao setor privado – 92,5% e 96,7%, respectivamente. Já as universidades, de acordo com a sinopse, estão distribuídas “em proporção aproximada” de 52,5% para o setor público e de 47,5% para o privado.

Fonte: Paula Laboissière/Agência Brasil

Veja também