IPH da UFRGS completa um mês sem abastecimento de água

Pavilhões do IPH. Foto: Thiago Cruz

A área do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, no bairro Agronomia em Porto Alegre, está sem abastecimento de água desde o dia 08 de janeiro. O serviço foi interrompido após as duas bombas que alimentam o fornecimento de água do instituto estragaram. Segundo a SUINFRA – Superintendência de Infraestrutura da Universidade, em novembro uma das bombas parou de funcionar, e a segunda apresentou problemas em dezembro, após conserto estragou de maneira definitiva em 08 de janeiro. "Tivemos um período de muitos temporais, de calor intenso e de desgaste das peças ao longo do tempo, essa série de fatores levou as bombas a pararem de funcionar", relatou Edy Isaias Junior, engenheiro Superintendente de Infraestrutura.

Segundo relato da servidora técnica-administrativa Luciane Maria Silva da Silva, que trabalha no cargo de porteira na biblioteca do IPH, uma bomba chegou a ser instalada no início da semana porém sem sucesso. "Nesta semana instalaram uma nova bomba d'agua no prédio, mas ela apresentou problema semelhante e o fornecimento não foi restabelecido. É uma situação muito difícil, como moro em uma moradia funcional dentro do IPH não tenho fornecimento de água há um mês na minha casa", relata a servidora. "Todos nós trabalhadores e responsáveis diretamente pelos serviços básicos desse instituto, estamos  atuando sem a estrutura e as condições necessárias para a prestação de nossos serviços", completou. Devido ao problema o IPH está funcionando somente em meio expediente.

A SUINFRA afirmou que a bomba instalada não era a peça correta e foi cedida pelo DMAE de forma emergencial, destacou ainda que a demora na troca se deu por "motivos administrativos". A SUINFRA confirmou ainda que a nova bomba definitiva já foi comprada e deve ser instalada até o final da noite desta quinta-feira (09) e o serviço de água restabelecido já na manhã desta sexta-feira (10). Uma segunda bomba também foi adquirida pela universidade.