Início > Notícias > Julgamento Popular: população deu o seu veredicto se Yeda e culpada ou inocente
Julgamento Popular: população deu o seu veredicto se Yeda e culpada ou inocente

Chamados a responder se a governadora Yeda Crusius (PSDB) é culpada ou inocente das acusações de corrupção apresentadas pela Justiça Federal, a população deu o seu veredicto: para 94% das pessoas que participaram do Julgamento Popular organizado pelo Comitê Fora Yeda ela culpada. Ao todo, 92.520 pessoas participaram do processo. A opção culpada foi assinalada [...]

Chamados a responder se a governadora Yeda Crusius (PSDB) é culpada ou inocente das acusações de corrupção apresentadas pela Justiça Federal, a população deu o seu veredicto: para 94% das pessoas que participaram do Julgamento Popular organizado pelo Comitê Fora Yeda ela culpada.

Ao todo, 92.520 pessoas participaram do processo. A opção culpada foi assinalada por 86.948 (94%), contra 4.626 (5%) da opção inocente. O número de votos brancos ou nulos foi de 946 (1%).

O resultado final do julgamento foi divulgado na tarde desta quinta-feira 8, na Assembleia Legislativa do Estado, local onde, às 18h desta quinta, deve ser votado na comissão que analise o pedido de impeachment da governadora o relatório elaborado pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB).

O pedido de impeachment de Yeda foi feito pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais no dia 8 de julho. O pedido de afastamento da governadora foi aceito pelo Legislativo no dia 10 de setembro e a leitura da denúncia ocorreu cinco dias depois.

O governo Yeda tem sido alvo de acusações desde a Operação Rodin, coordenada pela Polícia Federal, que apurou um esquema fraudulento em contratos de prestação de serviços feitos pela Fatec – Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência e da Fundae – Fundação para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura para o Detran.

Com o julgamento, o Comitê Fora Yeda demonstrou que o povo gaúcho não compactua com aqueles que não querem ver esclarecidos os fatos.

Essa vontade também foi manifestada em pesquisa realizada pelo Ibope encomendada pelo Grupo RBS. O levantamento mostra que a maioria dos gaúchos (62%) aprovam o impeachment de Yeda, contra apenas 22% que se dizem contrários.

O governo estadual é reprovado por 64% dos gaúchos e o desempenho pessoal de Yeda é ainda pior: 74%. O desempenho dela é desaprovado por 79% dos porto-alegrenses e por 81% dos moradores da Grande Porto Alegre. No interior, a reprovação é de 70%.

Fonte: João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Veja também