Mais de 900 técnicos comparecem à Assembleia/Ato da campanha pela jornada de 30h

A campanha pela regulamentação da jornada de 30h levou quase mil servidores da UFRGS ao pátio da reitoria da UFRGS nesta manhã (17/04). Organizado pela Assufrgs, o ato convocou a categoria para aderir à paralisação das atividades de hoje e para a assembleia-geral, realizada no mesmo local. A mesa foi composta pelos coordenadores gerais da Assufrgs Bernadete Menezes, Edison Santos de Souza e Rosane Barcelos Souza, além do assessor jurídico Thiago Genro, que esclareceram dúvidas quanto à implantação do ponto eletrônico e sobre o Decreto nº 4.836 e artigo 207 da Constituição Federal que dá autonomia à universidade para regulamentar a jornada de 30h. O ato também contou com as intervenções dos representantes das centrais sindicais que manifestaram apoio à luta dos servidores: Roberto Ponge, da Andes, Neiva Lazzarotto, da Intersindical e Mozarte Simões Júnior, da CUT-RS.

Além dessas questões, a coordenação ressaltou a especificidade do trabalho desenvolvido pela categoria dentro da universidade. O controle de ponto atual é feito com compensação de horas para justamente atender às exigências da instituição, que funciona das 7h às 23h, onde os servidores desenvolvem atividades muito diversas dos demais serviços públicos. A manutenção e vigilância de locais como a fazenda experimental, o hospital veterinário e o Ceclimar é ininterrupta, as bibliotecas continuam abertas ao meio-dia, assim como é realizado também nesse horário a preparação de salas de aula e laboratórios de pesquisa utilizados nos três turnos, atividades de extensão – shows, seminários – sem falar nos Rus e Casas de Estudantes exigem também trabalho nos finais de semana. Ou seja, para manter a universidade a pleno funcionamento como a conhecemos hoje, sem retroceder na qualidade dos serviços prestados pela categoria, é fundamental regulamentar a jornada para 30h da maneira como funciona o controle de pontos atual.

Durante a assembleia foi aprovada uma carta em resposta ao Ofício 181/2013, da reitoria, propondo aumentar o número de membros indicados pelo sindicato na composição da comissão que estudará a implementação da flexibilização da jornada de trabalho. O documento foi entregue por uma comissão composta pela coordenação e Conselho de Delegados da Assufrgs, além da CIS, em um encontro com o reitor Carlos Alexandre Netto e o vice-reitor Rui Oppermann, ainda no final da manhã. Também foi aprovada uma moção de apoio à greve dos técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais, que também está em campanha pela regulamentação das 30 horas e aos colegas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que tiveram retirados todos os adicionais de periculosidade e insalubridade.

Nesta sexta-feira, no Consun, será levantado pela bancada dos técnicos esta questão das 30h junto aos Conselheiros, no intuito de sensibilizar seus componentes para nossa reivindicação. Na próxima semana a Coordenação informará a categoria para a próxima atividade.

[nggallery id=367]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *