No dia das mulheres Assufrgs-Sindicato realiza seminário: O Estado, reformas e os serviços públicos

No Dia Internacional das Mulheres, 08 de março, a Assufrgs-Sindicato participa da programação oficial do 8M, mobilização internacional das mulheres que irá às ruas em diversas cidades do mundo.

Aqui em Porto Alegre uma série de atividades estão programadas incluindo o seminário organizado pela Assufrgs-Sindicato: "O Estado, reformas e os serviços públicos", que ocorre a partir das 14h na Sala Multiuso da FACED – Faculdade de Educação da UFRGS, no Campus Centro.

Participam da atividade: Cláudia Favaro – Frente Povo sem Medo; Magali Menezes – Vice-Diretora FACED; Maria Ângela Costa – FASUBRA; Sofia Cavedon – Vereadora PT; Berna Menezes – Assufrgs-Sindicato / Intersindical. Na ocasião também será lançada a cartilha "Reformas e Relação de Trabalho: contrarreformas que nos levam ao avesso do Brasil"

Entendendo o 8M

As mulheres do mundo inteiro vão parar no 8 de março! O evento é um chamado coletivo, um esforço de unidade das organizações, coletivos e ativistas independentes que organizou o 8 de março no Brasil, respeitando suas regionalidades, suas pautas locais, sua diversidade de organizações.

Por cada uma, por todas e pelas que não podem estar!

Estamos ameaçadas em nosso direitos, com corte de gastos públicos na saúde, moradia, educação, assistência social no momento que mais precisamos e com as mulheres pagando impostos, e muitos impostos, a cada compra de alimento que fazemos. Estamos ameaçadas a não conseguir aposentadoria, enquanto empresas seguem tendo isenção ou perdão de suas dívidas com a previdência social. Estamos sofrendo agressões, violência machista e policial, repressão política. Somos vitimas do racismo. Mulheres negras que sofrem diariamente com a violência racista que violenta nossos corpos e extermina a vida dos nossos filhos e filhas. Os estupros crescem e o ódio à nós mulheres cresce a cada dia, patrocinado por muitos meios, repercutindo no aumento dos feminicídios. Estamos ameaçadas de ser presas quando precisamos abortar, e corremos risco de vida quando vamos parir.

Vamos parar e somar na luta!

Página do Movimento 8M Brasil: https://www.facebook.com/GrevedeMulheres
Evento nacional: https://www.facebook.com/events/1846507865622383/
Mapa do evento nos Estados: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=19j44wZ-j3HfdtUgAh3g9GZXumz4

Programação do 8M em Porto Alegre:

8h – Marcha das Mulheres do Campo pelo centro de Porto Alegre – encontro no INSS

10h – Seminário sobre a Reforma da Previdência e as Mulheres – Assembléia Legislativa

12h – Ato em apoio à Ocupação Mirabal – Duque de Caxias, 380

14h – Seminário Reforma da Previdência da ASSUFRGS – FACED UFRGS

Atividades Culturais – durante a tarde na Praça da Matriz

17h – Marcha das Mulheres – Concentração na Esquina Democrática

Evento do 8M em Porto Alegre: https://www.facebook.com/events/188924804921667