Nota em defesa do espírito democrático na Câmara de Vereadores de Porto Alegre


É estarrecedora e revoltante a decisão de parte dos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre na última quarta-feira (20/4), que aprovaram Moção de Repúdio ao Reitor e Vice da UFRGS por ter “promovido” Ato em Defesa da Democracia e Legalidade. Na realidade, o ato foi organizado pelas Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, com o apoio da ASSUFRGS, e de outras entidades representativas da comunidade acadêmica. Realizada no último dia 30 de março, no Salão de Atos da UFRGS, contou com diversas personalidades e figuras públicas, num ato legítimo e justo diante da conjuntura do nosso país.

O autor da proposta de moção é o vereador Valter Nagelstein (PMDB), que na sua fala atacou os servidores que atuam no movimento sindical, nos chamando de “vagabundos”. Com ele, votaram mais 13 deputados que repudiam a democracia e a legalidade! Também foi alvo da moção de repúdio o professor Domingos Savio Dresch da Silveira, da Faculdade de Direito, porque ele não permitiu que uma aluna pendurasse, em um prédio público, uma faixa exigindo a renúncia da Presidenta da República.

Além de ignorar a autonomia universitária, direito garantido pelo art. 207 da Consituição Federal, esses vereadores querem impedir que a universidade cumpra o seu papel de promover a discussão política de questões importantes para o futuro do nosso país. Enquanto nós lutamos para que a UFRGS e demais instituições de ensino se tornem críticas, democráticas, criadoras e populares, os segmentos representados por esses vereadores querem que a Universidade seja o ambiente exclusivo das elites, com o ensino, a pesquisa e a extensão destinados ao pensamento conservador e a serviço do capital.

O fato demonstra o avanço do pensamento conservador e autoritário que está em escalada no país, e que agora utiliza as instituição legislativas como polícia ideológica, demonstrando seu total repúdio à democracia. Nós da ASSUFRGS é que repudiamos a decisão vergonhosa da Câmara de Vereadores. Saudamos à todas vereadoras e todos vereadores que se colocaram a favor do espírito democrático dentro da Câmara de Vereadores e na sociedade e, com toda certeza, seguiremos na luta, em defesa da democracia e da universidade popular, crítica e criadora!

Confira aqui os vereadores que votaram a favor e contra a Moção de Repúdio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *