Início > Notícias > Página colaborativa impulsiona Fórum Social Mundial de 2008
Página colaborativa impulsiona Fórum Social Mundial de 2008

O Fórum Social Mundial de 2008 (FSM) não será inédito apenas pela forma, já que diferente de todos os outros ele acontecerá simultaneamente só um dia em todo o mundo, o Dia de Ação Global, a se realizar em 26 de janeiro.

O Fórum Social Mundial de 2008 (FSM) não será inédito apenas pela forma, já que diferente de todos os outros ele acontecerá simultaneamente só um dia em todo o mundo, o Dia de Ação Global, a se realizar em 26 de janeiro.

A outra grande novidade é a sua página (www.wsf2008.net). Construída a partir da cultura colaborativa, que inspirou o surgimento do software livre e da cultura livre, a página do FSM de 2008 tem um mapa semelhante ao “Google Earth”, páginas “Wiki” e tradução para 27 línguas.

A utilização de ferramentas colaborativas tem como objetivo adaptar o FSM ao seu novo formato, ampliando a comunicação entre todos e todas que estão envolvidos na construção de centenas de mobilizações, protestos, entre outras atividades, que marcarão o Dia de Ação Global.

A partir da colaboração e interatividade a página do Fórum está registrando as pequenas, médias e grandes mobilizações locais para mudar globalmente, dando visibilidade às lutas locais por meio de um dia de ação comum.

A idéia do Dia de Ação Global está ligada ao levante zapatista, de 1994, e às manifestações de Seattle, em 1999 – protestos inspirados na construção de uma aliança mundial de movimentos contra a globalização neoliberal, a guerra, o patriarcado, o racismo, o colonialismo e os desastres ambientais.

Esse movimento teve como marcos as grandes mobilizações internacionais, como as realizadas em Gênova e Cancun contra a OMC, e atingiu seu apogeu em 15 de fevereiro de 2003, com a grande manifestação mundial contra a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.

Nos últimos anos, esses movimentos cresceram enormemente, mais enraizados na lutas nacionais e realidades locais. Em todos os cantos do planeta, mobilizações surgem em diferentes áreas. O principal desafio é fazer a conexão entre estas lutas locais e nacionais com objetivos mundiais, para fortalecer alternativas, campanhas e ampliar alianças.

O 26 de janeiro

A data, 26 de janeiro, foi escolhida como forma de manter o confronto com o Fórum Econômico Mundial, encontro da elite neoliberal que acontece sempre em janeiro em Davos (Suíça) para aprofundar a teoria e a prática da dominação do mundo pelo capital.

O Dia de Ação Global denunciará o genocídio das guerras e do capitalismo e promoverá o lema “um outro mundo é possível” que acompanha os fóruns desde a sua criação, em 2001.

Com a página colaborativa, qualquer internauta do mundo poderá noticiar as atividades que serão promovidas no FSM de 2008 em sua cidade, além de possibilitar um diálogo on-line entre os organizadores das diversas ações. Até o dia 26 de Janeiro o site http://www.wsf2008.net será o principal meio de comunicação entre os participantes e a melhor fonte de informações sobre o Fórum Social Mundial de 2008.

Como se apropriar ao máximo do novo espaço colaborativo do Fórum

1) WSF2008.net é um lugar para organizar, divulgar e visualizar ações

Qualquer grupo, organização ou movimento pode apresentar uma atividade para o Dia de Ação Global. As ações cadastradas no site podem ser construídas por uma única organização ou por diversos grupos ou movimentos que utilizem o mesmo Espaço de Ação. Não é necessário ter a sua programação fechada para o 26 de Janeiro para apresentar a ação no site. Propostas de ações e reuniões preparatórias também são bem-vindas. A idéia do site é facilitar a comunicação entre os participantes, possibilitando a realização de ações potentes e visíveis durante o FSM 2008.

2) Encontrando ações

- Use o "mapa" interativo para localizar países e cidades e veja as ações cadastradas, marcadas com um balão vermelho. Clique em um balão para ler o título e uma breve descrição de cada ação. Clique no título da ação para ver mais detalhes.

- Ao clicar sobre o nome de um país na página inicial, você verá uma lista de ações propostas para a região escolhida. Você pode refinar sua busca utilizando o botão encontrar uma ação na página de cada país.

- Cada ação possui uma ou mais "tags" associadas. As tags são palavras-chave que servem para definir os temas das ações. Uma lista de tags está disponível no fim da página inicial.

- Use o botão "encontrar uma ação" para fazer uma busca completa no site.

3) Fazendo o registro no site

O primeiro passo para apresentar ações ou participar dos espaços de ação é fazer o registro no site.

a) Clique no botão "cadastre-se";

b) Escolha um "nome de usuário". O registro no site deve ser realizado em nome de pessoas, não de organizações. Referências a movimentos, entidades, grupos ou redes a que você pertence podem ser feitas posteriormente (ver item “d”);

c) Preencha os campos "e-mail", "senha", "páis/região", "província/estado", "cidade e código postal". Se desejar, deixe uma mensagem no campo "comentário ou declaração de intenção";

d) Em "organizações", escreva o nome de grupos, redes ou movimentos que você participa (separados por vírgulas);

e) Adicione tags (palavras-chave) para identificar temas de seu interesse (separados por vírgulas);

f) Se você representa uma organização, selecione “marque esta caixa para fornecer informações sobre a organização que você representa”.

4) Apresentando uma ação

Para apresentar uma ação em um novo Espaço de Ação, siga as instruções abaixo. Se você pretende relacionar a sua ação com outra já existente na mesma cidade, entre no Espaço de Ação desta outra atividade (ver item 8). Apenas usuários registrados no site podem apresentar ações.

a) Na página inicial, clique no botão "Apresentar uma ação";

b) Escolha um "Título" e faça a "Descrição" de sua ação;

c) Se sua ação já tem data e local definidos, escolha "Confirmado no Status da Ação". Caso contrário, deixe o status como "proposta";

d) Escolha um nome para o seu Espaço de Ação (ver item 7). Se você espera juntar outras atividades à sua, escolha um nome que seja capaz de abranger diversas ações. Caso contrário, se a sua atividade acontecerá de forma independente, repita o título da sua ação;

e) Os campos "país/região" e "cidade" servem para indicar a localização do seu Espaço de Ação. Se você está planejando atividades que acontecerão na internet, escolha “internet country”, um item especial que também aparece na lista de países.

f) No campo "Local", escreva o nome do espaço onde sua ação deverá acontecer (exemplos: praça, auditório, avenida, teatro, etc.) e preencha o "endereço" completo em seguida.

g) É fundamental que você "selecione o local de sua ação no mapa". Se o local da ação não for apresentado através da interface do mapa, nenhum balão vermelho aparecerá na página inicial, dificultando a visualização da sua ação;

h) Para escolher o local de sua ação, clique uma vez sobre o mapa. Um balão vermelho irá aparecer e a imagem será ampliada e centralizada onde você clicou. Repita este procedimento até encontrar a localização exata de sua ação. Se precisar, afaste ou aproxime o mapa utilizando os botões que aparecem no canto esquerdo;

i) Se desejar, você pode inserir uma "Imagem" para identificar sua ação;

j) Escreva os nomes das "Organizações" que estão promovendo a ação (separados por vírgulas);

k) Classifique sua ação com tags (separada por vírgulas). Se possível, escreva as palavras-chave na sua língua nativa e também em uma língua internacional;

l) Clique em "enviar".

Pronto! Sua atividade está cadastrada e você será redirecionado para a página da sua ação. À direita da tela você verá o menu do Espaço de Ação associado à sua atividade. Se quiser modificar alguma informação cadastrada ou se você esqueceu de selecionar a localização da sua ação no mapa, basta clicar na aba "Editar"R no alto da página.

5) Adicionando conteúdo, agrupando pessoas e tornando sua ação visível

As páginas das ações podem ser recheadas com conteúdo multimídia e possuem ferramentas para a criação de documentos colaborativos e discussões entre os participantes. No menu à direita, que traz o nome do Espaço de Ação, você pode:

- Criar um vídeo: você pode inserir o link de um vídeo hospedado em sites como Youtube ou Google Videos ou enviar a sua produção diretamente para o www.wsf2008.net;

- Criar uma imagem: escolha um título, descreva sua imagem, selecione uma galeria, classifique usando TAGS e envie sua imagem;

- Criar um wiki para construir documentos colaborativos (panfletos, programação de ações, manifestos, etc);

- Criar uma mensagem que será enviada por e-mail para todos os membros do Espaço de Ação (exceto aqueles que escolherem não receber email do site);

- Criar uma notícia sobre sua ação. Automaticamente ela será visualizada na seção “Últimas Notícias” da página inicial;

- Comente qualquer documento ou página do site, ajudando a construir as ações em todo o mundo;

- Convide uma amigo para participar do www.wsf2008.net e do seu Espaço de Ação. Escreva um email por vez e clique em "Enviar convite";

- Divulge o www.wsf2008.net encaminhando este boletim para seus contatos ou coloque um banner do FSM em seu site (ver ítem 10).

6) Superando a barreira dos idiomas

Ao cadastrar ações, inserir Tags, criar Espaços de Ação ou descrever o conteúdo das suas atividades, é altamente recomendado que você utilize uma língua internacional além da sua língua nativa. Por exemplo: um grupo brasileiro pode inserir o título “ação pelo silêncio / action for silence” para divulgar sua atividade.

7) Entendendo os Espaços de Ação

Cada ação cadastrada no site está ligada a um Espaço de Ação. Os Espaços de Ação servem para agregar interessados em construir ou colaborar com uma determinada atividade. Nos Espaços de Ação é possível compartilhar documentos, fotos e vídeo, além de promover a colaboração e o debate entre os participantes.

Espaços de Ação permitem contato entre pessoas, grupos, organizações, entidades ou movimentos ligados a uma ou mais ações localizadas na mesma cidade.

Todo Espaço de Ação:

- Está necessariamente ligado a uma cidade;
- Pode ter uma ou mais ações relacionadas e ele;

Portanto, um Espaço de Ação pode ser usado por:

- Uma organização que queira construir ou apresentar uma ação;
- Várias organizações dispostas a compartilhar o mesmo espaço geográfico para organizar uma ou várias ações.

8) Ingressando e contribuindo com um Espaço de Ação existente

a) Os nomes dos Espaços de Ação estão localizados nas páginas de cada ação, à direita da tela (logo abaixo do botão “selecione um país ou uma região”);

b) Se você quiser participar de um Espaço de Ação já existente, vá até a página da ação escolhida, clique em "Inscrição" e confirme. Note que alguns Espaços de Ação só permitem a participação de pessoas autorizadas pelos criadores da ação (ver item 9).

Os participantes dos Espaços de Ação podem*:

- Divulgar reuniões e atividades preparatórias para o Dia de Ação Global;
- Publicar e comentar textos, imagens e vídeos;
- Construir textos coletivos ou discussões através de wikis;
- Enviar mensagens a outros participantes do mesmo Espaço de Ação;
- Ajudar a organizar uma ação em sua cidade ou trocar informações e idéias com pessoas de Espaços de Ação localizados em cidades distantes, conectando as ações em escala mundial;
- Adicionar uma ação que acontecerá na mesma cidade.

* Algumas opções podem não estar disponíveis em determinados Espaços de Ação, dependendo das configurações estabelecidas por seu criador (ver item 10).

9) Como moderar um Espaço de Ação

Alguns Espaços de Ação podem ser restritos apenas a pessoas autorizadas. Se você é o criador de um Espaço de Ação, poderá mudar a forma de inclusão de novos participantes:

a) Vá para a página do Espaço de Ação desejado;
b) Clique na aba "editar" no topo da página;
c) Clicando em "requisições de inscrição" você pode mudar o acesso para ABERTO (qualquer ssoa pode ingressar), "moderado" (moderadores devem aprovar as solicitações), "Apenas convidados" (moderadores enviam convites para cadastrar novos participantes) e "restritivo" (os moderadores são os únicos responsáveis por inscrever ou remover os participantes do grupo).

10) Divulgue o www.wsf2008.net

O botão "Promover" abre uma página onde você encontra algumas imagens para divulgar o Fórum Social Mundial 2008 e o site www.wsf2008.net. Salve as imagens em seu computador e utilize-as ao enviar emails ou publicar textos em blogs ou sites. Divulgue a idéia de um outro mundo possível e torne-o real em 26 de Janeiro.

Fonte: www.vermelho.org.br

Veja também