Parceria NEPGS-IFRS Canoas e Assufrgs realizou primeiro cine-debate com o filme “Que bom te ver viva”

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS – IFRS – Campus Canoas, em parceria com a Assufrgs realizou Cine Debate Ações Afirmativas, tendo na sua primeira exibição o filme “Que bom te ver viva”. 

O evento aconteceu no auditório 2 do IFRS, Campus Canoas, nesta quinta-feira, 28 de abril de 2016, e abordou a situação da mulher durante a ditadura militar, contando com relatos emocionados no documentário e dos presentes no evento. 

Que Bom Te Ver Viva é o título do filme dramático/documentário brasileiro da cineasta Lúcia Murat, de 1989, que retrata a situação da tortura vivida por mulheres durante a Ditadura militar no Brasil e os diversos tipos de violências sofridas pelas mulheres, presas políticas neste período.

Cheio de relatos emocionantes e abordando um conjunto de temas fortes, o filme suscitou um rico dialogo entre os participantes, que destacaram em suas falas a diferença entre a violência sofrida por homens e mulheres no período da Ditadura civil/militar, a luta das mulheres para reconstituírem suas vidas após a experiência da tortura, as questões que circundam a sexualidade e a maternidade, a proximidade entre a conjuntura política do descrita pelo filme e a vivida pelo Brasil atualmente, entre outros assuntos. 

O núcleo realizará uma agenda de cine debates em parceria com o sindicato. Aguarde, em breve a agenda será divulgada no nosso site. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *