Início > Notícias > Plenária Estatutária da Fasubra aprova realização de novo Congresso
Plenária Estatutária da Fasubra aprova realização de novo Congresso

Clique aqui para ver mais fotos Depois de dois dias de discussões (23 e 24/01), a primeira plenária da Fasubra deste ano realizada em Porto Alegre (RS) finalizou com encaminhamentos importantes para 2010. Foram 121 delegados credenciados; 37 entidades sindicais; 36 observadores e 22 dirigentes nacionais. Diversos temas conjunturais foram pautados como o debate sobre [...]

Clique aqui para ver mais fotos

Depois de dois dias de discussões (23 e 24/01), a primeira plenária da Fasubra deste ano realizada em Porto Alegre (RS) finalizou com encaminhamentos importantes para 2010. Foram 121 delegados credenciados; 37 entidades sindicais; 36 observadores e 22 dirigentes nacionais.

Diversos temas conjunturais foram pautados como o debate sobre estrutura sindical, garantindo a representação das centrais sindicais que compõe a direção nacional da entidade, solidariedade ao Povo Haitiano, conjuntura nacional, resoluções sobre o XXI Confasubra, Campanha Salarial, reunião da CNESF, apoio a Luta do MST, PEC da Ascensão Funcional, Construção e unificação da luta com o conjunto do funcionalismo, democracia e autonomia das universidades, Ação no parlamento, aposentados e o calendário de atividades para o início de 2010.

A plenária aprovou a realização de um novo Confasubra para debater o tema Organização Sindical e Alteração Estatutária e na próxima plenária nos dias 12 e 13 de março será definida a data e o local. Foi aprovado também que a Fasubra reforce a Luta em defesa da Reforma Agrária cobrando do governo Lula, avanços nessas reformas e repúdio contra a ação da Imprensa de criminalização do MST.

Organizar a luta dos aposentados
A plenária decidiu que a Fasubra deve propor a realização do 3º Encontro Nacional de aposentados das três esferas (municipal, estadual e federal), em conjunto com as Centrais Sindicais. Além disto, também deve incluir no Plano de Lutas para 2010, ações referentes aos aposentados, datas dos GT´s e do Encontro Nacional de Aposentados e intensificar, através da Coordenação de Aposentados, a orientação e o acompanhamento dos pedidos de reposicionamento nos conselhos universitários.
Outro encaminhamento foi de colocar material, enviado pelas entidades de base, referente à luta dos aposentados na página da internet da entidade e o levantamento sobre os processos de reenquadramento de todas as universidades brasileiras, que já encontra-se na página da Fasubra e da Assufrgs.

Porteiros da Ufrgs entregam documento
Os porteiros da Ufrgs Ceroni, Alex e Jorge entregaram um documento manifestando sua posição contrária ao reenquadramento que ocorreu no PCCTAE. Também foi aprovado o calendário de mobilização da entidade até março e a participação na programação dos 10 anos do Fórum Social Mundial.

Leia o documento na integra clique aqui para ler a frente e aqui para ler o verso

Ceroni, Alex e Jorge com o documento do recurso que foi encaminhado a plenária e recebido pelos três coordenadores gerais da Fasubra.

Homenagens à delegada aposentada
Durante a abertura da plenária na manhã no domingo, em comemoração ao Dia dos Aposentados, a delegada do Sintufsc, Enaura Simas Graciosa foi homenageada juntamente com o aposentado Jair Pereira, de Belo Horizonte. “Estou muito orgulhosa por esta homenagem. Nunca tive tantos flashes em cima de mim. É o reconhecimento da contribuição que tenho dado à luta sindical”, falou Enaura.

Lançamento da Revista da Fasubra
Logo após o encerramento da plenária foi realizada cerimônia de lançamento da revista da Fasubra com a participação da coordenação e diretores de comunicação da entidade e participantes da plenária. A revista é o resultado de cerca de um ano de trabalho. Logo após foi servido um coquetel.

PLENÁRIA NACIONAL ESTATUTÁRIA – Jan/2010

Data: 23 e 24 de janeiro, de 2010.
Local: Hotel Coral Tower Trade Center, Avenida Protássio Alves 2966, na Cidade de Porto Alegre/RS.

Participantes da Assufrgs
Para participar da plenária da Fasubra foram eleitos três delegados. Irão representar a Assufrgs os colegas, Silvio Corrêa, Mozarte Simões da Costa e Nara Costa.
Como suplentes foram eleitos Maria Luiza, Igor e Berna.
Como observadores foram aprovados: Alice, Vânia, Ângela, Eva, Alexandre, Chiquinho, Odete, Sônia, Antonioli, Silvia, Neco e Eudira.

Atenção Haverá uma Kombi saindo às 8h30 da frente da Assufrgs para levar para os delegados para a Plenária

Pauta:

I – Debate sobre Estrutura Sindical com representação de cada Central: CUT, CTB, CONLUTAS e
INTERSINDICAL
II – Informes de Direção e de base;
III – Avaliação de Conjuntura e encaminhamentos;
1. Comissão Nacional de Supervisão da Carreira;
2. Eleições 2010;
3. Paralisações;
4. Projetos HU’s.
IV – Lançamento da Revista Memorial Linha do Tempo – 30 anos FASUBRA

Veja também