Início > Notícias > Programa Nação em nova temporada na TVE
Programa Nação em nova temporada na TVE

O Programa Nação iniciou no 05.11 uma nova temporada, agora totalmente voltado à história e a cultura negra. Ele vai ao ar inédito toda segunda-feira às 20h30 e reprisa no sábado às 8h30min e às 20h. Neste primeiro programa aproveitando o lançamento do livro Africanidades Sul-Riograndenses – A África está em Nós – História e [...]

O Programa Nação iniciou no 05.11 uma nova temporada, agora totalmente voltado à história e a cultura negra. Ele vai ao ar inédito toda segunda-feira às 20h30 e reprisa no sábado às 8h30min e às 20h. Neste primeiro programa aproveitando o lançamento do livro Africanidades Sul-Riograndenses – A África está em Nós – História e Cultura Afro brasileira, vamos falar sobre o não cumprimento da lei 10.639 de janeiro de 2003 que alterou a lei de diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática afro-brasileira./ Entrevistamos os autores do livro, o mestre e doutorando em história Arilson dos Santos Gomes, a mestre em pedagogia Marilene Leal Paré , o advogado e pesquisador Osvaldo Ferreira dos Reis e a coordenadora da obra a doutora em história, Lúcia Regina Brito Pereira. Também contamos com a participação da professora doutora Leunice Martins de Oliveira, orientadora pedagógica do Projeto RS Negro: educando para a diversidade uma realização da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS (SJDS), da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci), com financiamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE), por meio da Lei da Solidariedade em parceiria com o Grupo de Educomunicação e Produção Cultural Afrobrasileira da PUCRS (Educom Afro), a Edipucrs, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (Condene), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS). Além disso exibiremos parte do Documentário Da Colônia Africana à Cidade Negra, do jornalista Paulo Ricardo de Moraes, um trabalho realizado por um grupo independente chamado S.O.S. Cultura Negra, do Rio Grande do Sul. Com a participação de Mestre Borel e Pretinho.

 

Com informações do Programa Nação

Um comentário para "Programa Nação em nova temporada na TVE"

  1. jorge luiz santos pereira julho 13th, 2013 22:47 pm Responder

    Me sinto orgulhoso de ser Negro, em um Estado de cultura predominante Européia.
    Um grupo como temos hoje de negros cultos demonstra a evolução e a resistência do povo Negro.
    Saudoso mestre Oliveira se sentiria orgulhoso de ver que sua luta não foi em vão.

    “Um negro de cor, mais um Negro virá para lutar, com sangue ou não, com uma canção também se luta irmão” letra da música interpretada por Simonal na minha infância.

    abraço

    Jorge Pereira

Deixe seu comentário

Veja também