Início > Notícias > Rede pela sustentabilidade nas cidades reúne ativistas sociais e ambientais
Rede pela sustentabilidade nas cidades reúne ativistas sociais e ambientais

Atividades de mobilização iniciam em 1º de junho, na Casa dos Bancários, em Porto Alegre. Mostra de vídeos, exposições, debates. Essas e outras atividades estão previstas para acontecer em Porto Alegre a partir do dia 1º de junho, antecedendo a Semana do Meio Ambiente. Os eventos devem ser realizados durante o ano, através da série [...]

Atividades de mobilização iniciam em 1º de junho, na Casa dos Bancários, em Porto Alegre.
Mostra de vídeos, exposições, debates. Essas e outras atividades estão previstas para acontecer em Porto Alegre a partir do dia 1º de junho, antecedendo a Semana do Meio Ambiente. Os eventos devem ser realizados durante o ano, através da série de encontros Ciclo 21, organizado por ativistas sociais e ambientais. “Pretendemos formar uma rede permanente de mobilização pela sustentabilidade, discutindo o futuro que queremos para nossas cidades”, revela Paulo Mendes Filho, diretor do Semapi e secretário de Meio Ambiente da CUT/RS.

A largada da mobilização é no dia 1º, terça-feira, às 14h, na Casa dos Bancários, com debates sobre “Para onde está indo a nossa cidade?” e “A privatização do patrimônio público e a venda do Morro Santa Tereza”. Em seguida inicia a Mostra de Cinema Terra em Transe, com a projeção do filme Lutzenberger – For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra (Brasil/2007/52 minutos), com a presença do diretor Coe e do diretor de arte, Alexandre Freitas. “Para onde está indo a nossa cidade?” é o tema da primeira mesa redonda e reunirá o ambientalista Denis Beauchamp, autor do livro “A casa limpa da faxineira ecológica”, e Felipe Viana, do Projeto Cinturão Verde, da Zona Rural de Porto Alegre e do Instituto Econsciência. Após o debate, será lançada a campanha “Para onde está indo a nossa cidade”, com apresentação da Interlig Propaganda.

A segunda mesa redonda é sobre “A privatização do patrimônio público e a venda do Morro Santa Tereza”, com a participação do advogado popular e educador Jacques Alfonsín, que integra a ONG Acesso Direitos Humanos, e o engenheiro Henrique Wittler, mestre em Hidrologia e obras hidráulicas.

Campanhas e projetos
Ainda para o dia 1º, acontece o lançamento da campanha “O Morro é Nosso”, com apresentação da agência Engenho Comunicação & Arte, a apresentação do projeto Museu das Águas, pela artista plástica Zorávia Bettiol, e às 18h haverá um coquetel de lançamento da Mostra de Cinema Terra em Transe, com projeção do filme Lutzenberger – For Ever Gaia, seguido de debate com os diretores Frank Coe e Alexandre Freitas.

Entre os dias 1º e 13 de junho, no Cine Bancários e com entrada gratuita, acontece o ciclo de cinema socioambiental “Para onde está indo o nosso Planeta?”, com a Mostra Terra em Transe. As sessões acontecem às 15h, 17h e 19h.
Também farão parte da iniciativa encontros, seminário, curso de formação e sensibilização, intervenções, cinema, fotografia, teatro, música e campanhas de mobilização pela vida na cidade. A Casa dos Bancários fica na rua General Câmara, 424, em Porto Alegre.

Por Kátia Marko

Veja também