Reitor garante que Creche da UFRGS continuará aberta em 2014

Os servidores técnico-administrativos da UFRGS entregaram nota na entrada da reunião do Conselho Universitário (CONSUN), na manhã desta sexta-feira (01), e garantiram que a Creche da UFRGS seja mantida aberta para 2014. Os servidores lotaram o saguão da Reitoria, e foram barrados pela administração, mas seguiram mobilizados enquanto ocorria a reunião dos conselheiros no CONSUN.

Segundo o Vice-Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, em reunião, afirmou que a proposta a qual estão trabalhando é de a Creche continuar recebendo os filhos dos servidores com idade entre zero a três anos, em 2014. As crianças que possuem de quatro a seis anos, serão encaminhadas ao Colégio Aplicação da UFRGS, que garantirá a matrícula e permanência dos mesmos diretamente.

 Os servidores vêm se mobilizando na defesa da creche há pelo menos duas semanas, período em que a Reitoria informou que ou a Creche se municipalizava, ou passava para o Colégio Aplicação. Com a posição favorável do Reitor Carlos Alexandre Netto em relação ao mantimento da Creche/Brinquedoteca, os servidores criaram uma Comissão de servidores Pais/Mães e técnicos da Creche para trabalhar junto à Administração da Universidade para o estudo de uma saída em comum. Em virtude disso, o Vice-Reitor Rui Vicente Oppermann da UFRGS afirmou que o Edital para 2014 está aguardando análise quanto à base legal, para não haver problemas futuros. O Diretor de Informática propôs na reunião do CONSUN que a Administração envie às unidades documento com a posição oficial da Reitoria sobre o caso.

 Os próximos passos da Comissão de Pais/Mães e Técnicos da Creche deve ser a preparação para a reunião solicitada para segunda-feira (4) com a Reitoria, em que o Pró-Reitor Maurício Viegas da Silva ficou encarregado de agendar. Outros pontos levantados pelos servidores que ainda não foram explicados pela administração da Universidade são a questão da renovação dos terceirizados, os fundos para mantimento da creche, bem como a garantia dos técnicos na continuidade do modelo atual da Creche. Vamos manter nossa mobilização! Uma Universidade que está em 1º lugar em ensino, novamente, sem creche, não é modelo de qualidade! Nenhum passo atrás, à luta colegas! Qualidade não se retira, se garante!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *