Início > Notícias > Relato dos delegados(as) da ASSUFRGS presentes no Comando Nacional de Greve (CNG) em Brasília, reunião com Ministério do Planejamento
Relato dos delegados(as) da ASSUFRGS presentes no Comando Nacional de Greve (CNG) em Brasília, reunião com Ministério do Planejamento

Foi agendada nova reunião para o dia 22 de agosto, quarta-feira, às 19h.

RELATO DOS DELEGADOS DA ASSUFRGS – COMANDO NACIONAL DE GREVE DA FASUBRA

16 de agosto

Sem avanço nas solicitações:

- > aumento no step;

- > aumento nos percentuais do anexo IV ;

Questionado, a respeito dos pontos pendentes (índice de reajuste no piso, step e Anexo IV – graduação e especialização), Sérgio Mendonça afirmou “não tem condições de avançar nesses três pontos”. FASUBRA, com a palavra, disse que o custo não é grande, para diluir o anexo IV e o step dentro da carreira. Indagado, se o prazo seria até o dia 31 de agosto, passou a palavra a outro representante do governo, o qual respondeu que seria, estourando, dia 24 de agosto, pois a proposta deve passar pela Casa Civil antes de ser encaminhada ao Congresso. FASUBRA e SINASEFE pediram 10 min.

Retomada a reunião, os representantes do governo, questionados, assumiram o compromisso de que a instalação dos GTs de discussão sobre os pontos de agenda com prazos iriam iniciar na segunda quinzena de setembro (o MEC “encabeçaria” os GTs e um representante do MPOG participaria também). FASUBRA, com a palavra, enfatizou a necessidade de o governo melhorar a proposta, pois a primeira proposta já havia sido recusada pela categoria e não houve evolução no índice de reajuste no piso, que pelo menos houvesse algo a mais no step, anexo IV.

O secretário afirmou: “Nós estamos batendo no nosso teto”. Sérgio Mendonça disse, ainda, que, se o acordo não puder ser assinado, seria ruim tanto para o governo, quanto para nós, mas que o limite está dado.
Hoje, 17 de agosto, o CNG estará reunido para avaliar a reunião. Descerá IG às bases, posteriormente à reunião, para que, semana que vem, haja rodada de assembleias.

O Informe do Comando Nacional de Greve estará sendo informado hoje, dia 17 de agosto. Após avaliação do CNG.

_________________________________________________

 Delegados – Izaias, Joana, Maria de Lourdes, Rafael B. e Roselei

 INFORMES DA FASUBRA DO DIA 16 DE AGOSTO

Para a FASUBRA o governo  apresentou uma melhora significativa na proposta apresentada anteriormente. Há 64 dias em greve, os técnico-administrativos começam a avançar nas negociações depois de muito trabalho e empenho da direção nacional da FASUBRA e do CNG. A melhora se refere ao step de cerca de 3,8%, antes não oferecido. Outro avanço importante são os itens que se referem aos anexos III e IV da pauta, que dispõem sobre os incentivos por capacitação e qualificação. Estes pontos, a partir da tratativa, passam a contemplar todos da carreira.

 Para a FASUBRA, o crescimento da proposta é um passo importante, mas a Federação acredita em possibilidades melhores. “Foi uma grande vitória. Saímos do zero para uma proposta real. Entretanto, não estamos satisfeitos com o percentual de 15,8% em três anos. Vamos continuar trabalhando para aumentá-lo”, afirmou a FASUBRA.

 

2 comentários para "Relato dos delegados(as) da ASSUFRGS presentes no Comando Nacional de Greve (CNG) em Brasília, reunião com Ministério do Planejamento"

  1. Carlos agosto 17th, 2012 16:18 pm Responder

    estar contente com esse “aumento” irrisório? Isso é brincadeira. Viva a pelegagem!

  2. aluizio gavião azul agosto 18th, 2012 17:48 pm Responder

    NO MEU MODO DE VER, OS SERVIDORES t.a.e NÃO DEVERIAM SIMPLESMENTE ENCAMPAR A LUTA SOMENTE DURANTE AS GREVES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, CEFETs E ESCOLAS DE 3* GRAU FEDERAIS. SE HOUVESSE UM MOVIMENTO CONTÍNUO DOS SINDICA-
    TOS JUNTO AS BASES, ABRINDO NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO TENDO A FRENTE A CÂMA-
    RA DOS DEPUTADOS, CERTAMENTE JÁ SE TERIA NO MÍNIMO UMA DATA BASE PARA OS DE-
    VIDOS REAJUSTES DA CATEGORIA.
    DA FORMA QUE SÃO IMPLEMENTADOS HOJE, OS MOVIMENTOS PAREDISTAS, LEMBRAM MAIS A INDÚSTRIA DA SECA, QUANDO OS POLÍTICOS APROVEITAM PARA MANDAR ALGUNS
    CARROS PIPAS PARA AMENIZAR A SEDE DAS PESSOAS.
    PORTANTO, VAMOS NOS ORGANIZAR PARA ‘DAQUI P’RA DIANTE’, FAZERMOS POLÍTICA SIN-
    DICAL/SALARIAL, MAS, DE UMA FORMA MAIS CONCRETA, HÁBIL E INTELIGENTE
    urubupungado89@yahoo.com

Deixe seu comentário

Veja também