Início > Notícias > Reunião de comando no Campus do Vale aprova calendário para a semana de 15 a 19 de junho
Reunião de comando no Campus do Vale aprova calendário para a semana de 15 a 19 de junho

Comando Local de Greve discutiu informes, organização das comissões e necessidade de agenda com o reitor da UFRGS, em reunião na tarde desta quarta, dia 10 Em reunião na tarde de hoje, com cerca de 30 pessoas, o Comando Local de Greve deliberou sobre o calendário da semana de 15 a 19 de junho. Entre [...]

Comando Local de Greve discutiu informes, organização das comissões e necessidade de agenda com o reitor da UFRGS, em reunião na tarde desta quarta, dia 10

Em reunião na tarde de hoje, com cerca de 30 pessoas, o Comando Local de Greve deliberou sobre o calendário da semana de 15 a 19 de junho. Entre as atividades agendadas está uma assembleia de greve seguida de ato de rua a ser construído com as demais IFES do RS para a quarta-feira, dia 17. O Calendário completo pode ser conferido no link específico do site de Greve.

O encontro iniciou com os relatos das comissões de ética e de comunicação. No caso da primeira, foram apontado casos problemáticos que a greve vem enfrentando, especialmente um caso de corte de bolsas dos estudantes, cuja responsabilidade está sendo atribuída aos trabalhadores em greve, o que foi de pronto rechaçado pelo CLG. Foi deliberado que haverá uma reunião com o reitor da UFRGS para esclarecer esse e outros pontos que têm gerado conflito, reforçando a convicção da categoria sobre seu direito à greve, uma vez que os serviços essenciais (relativos à vida e ao patrimônio) estão assegurados.

A comissão de comunicação deu relato sobre os materiais já confeccionados, entre eles faixas, boletins, panfleto.  Além disso, aprovou-se a arte da greve, que será usada nos futuros materiais, como adesivos, camisetas e coletes, itens também aprovados pelo CLG. A faixa amarela da greve, utilizada para envelopamente, estará pronta a partir de sexta-feira. Também foi relatado que o site específico da greve entrará no ar o mais breve possível e que será encaminhada a produção de vídeos da greve, buscando apoio da Fabico e da UFRGSTV. Dada a falta de envio de relatos de greve para o Comando Nacional de Greve, a Comissão ficará por hora com a responsabilidade de enviar as notícias das atividades como relato de base. Por fim, à comissão foi solicitada a atualização da carta aberta à comunidade de explicação dos motivos da greve.

O representante do IFRS-Restinga informou que o diretor-geral da unidade marcou reunião para as 13h30min da próxima sexta-feira e que era preciso que a Assufrgs acompanhasse a reunião. Foi tirada uma comissão para isso, a qual também integrará a assessoria jurídica da Assufrgs. Os técnicos do Campus Litoral Norte solicitaram uma atividade forte de mobilização nas unidades de Tramandaí e Imbé. Os colegas pediram transporte para as atividades da semana, o que foi aprovado pelo comando, a ser encaminhado via secretaria da Assufrgs.

Foi lido o informe dos delegados da Assufrgs que estão no CNG, em que se destacou a audiência pública realizada no Senado com a presença do ministro da Educação Janine. O ministro foi questionado sobre a greve dos TAE, ao que respondeu ninguém o procurou para reunião por parte da Fasubra após deflagrar greve, e sobre os cortes do orçamento de sua pasta.

Houve informe da atividade da manhã, a distribuição do boletim no Campus do Vale e o debate sobre o fechamento dos Restaurantes Universitários. O debate, inclusive, teve alguns encaminhamentos que foram respaldados pelo CLG: produção de um documento explicando à comunidade a situação de greve nos RUs, a ser assinado pelo CLG, Assufrgs, Andes, APG e DCE; bancar, via CLG, a impressão de um panfleto do coletivo de bolsistas apoiando a greve dos RUs; notícia sobre o situação dos RUs próximo boletim de greve; confecção de um laudo com a caracterização do ambiente de trabalho existente nos Restaurantes; replicar a atividade desenvolvida no Vale no Campus Centro, utilizando a prática da rádio poste, com microfone aberto para dialogar com a comunidade sobre a situação dos restaurantes.

Os colegas informaram que haverá uma reunião com o Sinasefe e o Andes na próxima sexta-feira, dia 12 na Assufrgs e que os trabalhadores das universidades de Santa Maria, Pelotas e Rio Grande estão pedindo uma reunião para azeitar o ato do dia 17.

Os colegas da Veterinária realizaram uma reunião com integrantes do CLG, em que estiveram presentes mais de 30 trabalhadores e que deliberou a adesão a atos de massa como assembleias e passeatas.

No ponto sobre organização do CLG e das comissões foi discutido a necessidade de reconhecer apenas um CLG, ainda que a autonomia dos trabalhadores para se organizar seja um princípio da Assufrgs. Houve debate sobre o tema, mas o Comando não deliberou sobre a questão.

No ponto calendário, após falas sobre os problemas de organizar o churrasco na sede campestre, que atualmente está sem zelador, e da previsão de chuva para o sábado, foi cancelada a atividade prevista para este fim de semana.

Foi aprovado um calendário de greve, que pode ser consultado no link específico, ou abaixo. As prioridades colocadas, além do ato em conjunto com as IFES do RS, mas que vai ser mantido mesmo sem a adesão dos colegas de outras cidades, foram a diversificação de locais a serem contemplados com atividade, e a não sobrecarga de tarefas aos grevistas.

Seg. 15

Ter. 16

Qua. 17

Qui. 18

Sex. 19

10h. Mobilização no Campus Centro / Montagem do Barração (resp. Charles, Frederico + Infra)

8 h Atividade no IFRS – Canoas (haverá ônibus até o local).

Lista para deslocamento será feita pela secretaria da Assufrgs. (resp. Fabiene, Dalvana Luciano + Infra)

Assembleia de Greve e concentração para ato estadual com as IFES do RS (UFSM, UFPel, FURG e IFRS). No espaço entre a Reitoria e o Salão de Atos. Horário a confirmar (dependendo das outras entidades). (resp. Neco, Ricardo, Mari e Mozarte)

 

9 h – Reunião CLG no Barracão do Centro.

 

12h – Almoço churrasco (por adesão, no Centro).

Barracão livre/ organização das comissões a critério das mesmas

 

14 h – Seminário sobre a Pauta Interna (Campus do Vale: local a confirmar). Resp. Rui, Márcia e Arthur.

14 h – reuniões das comissões

O CLG discutiu pontos de calendário que não tiveram deliberação sobre os dias a serem agendados e alguns quanto ao mérito, mas que deve entrar na pauta da próxima reunião, nesta sexta: participação na reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB) dos estudantes, na segunda, dia 15; participação na Assembleia da Adufrgs, terça, dia 16; participação na Assembleia do Andes, dia 17; verificar horário da assembleia de greve, de acordo com o retorno dos sindicatos do interior; ativar comissão de secretaria; ato no Campus Litoral Norte/ Ceclimar; ato nos RUs; festa junina; seminário sobre o “avanço da direita” (com discordâncias sobre a caracterização do tema); comissão do Conassufrgs.

Um comentário para "Reunião de comando no Campus do Vale aprova calendário para a semana de 15 a 19 de junho"

  1. Rogério Antônio do Carmo junho 12th, 2015 15:01 pm Responder

    É assim que se conquista as vitórias, nossa luta aqui não é diferente, muitas dificuldade para mobilizar os companheiro mais a determinação e desejo de justiça e dias melhores nos dá forças, e sabendo que temos junto a nós nesta luta companheiros como vocês, deixa em nós a certeza de que nosso objetivo será alcansado.

Deixe seu comentário

Veja também