Início > Notícias > Reunião dos aposentados debate novo plano de saúde suplementar da Ufrgs
Reunião dos aposentados debate novo plano de saúde suplementar da Ufrgs

Na reunião dos aposentados na tarde chuvosa de segunda-feira (12/07) às 15hs, no auditório da Assufrgs, foi debatido o Plano de Saúde e esclarecidas várias dúvidas em relação a Cartilha elaborada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), com o objetivo de fornecer um instrumento de consulta aos servidores e pensionistas da UFRGS. Os aposentados [...]

Na reunião dos aposentados na tarde chuvosa de segunda-feira (12/07) às 15hs, no auditório da Assufrgs, foi debatido o Plano de Saúde e esclarecidas várias dúvidas em relação a Cartilha elaborada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), com o objetivo de fornecer um instrumento de consulta aos servidores e pensionistas da UFRGS.

Os aposentados receberam uma cópia da cartilha e o coordenador da Assufrgs, Silvio Corrêa, fez uma apresentação ressaltando alguns dados importantes como a diferença para quem aderir nos planos Unifácil, Unipart e Unimax. Ele ressaltou a importância das pessoas ao aderirem o plano pela primeira vez, estar cientes que primeiro deverão efetuar o pagamento para depois serem ressarcidas dentro de um mês. Outro cuidado foi em relação ao aumento do salário. “Deve-se ter uma atenção maior nas tabelas. Falam que o plano é para todos, mas não é assim uma vez que as pessoas não possuem o mesmo salário. Temos que estar preocupados em repassar aos colegas as informações, pois conforme muda a faixa etária, muda o valor do plano’’.

A servidora da recém criada Divisão de Saúde Suplementar (DSS), Lurdes Fernandes, chamou a atenção para a necessidade do guia impresso, com a lista dos médicos, pois nem todos idosos tem acesso a internet. Segundo lurdes este público deve ter mais atenção no atendimento e em relação aos valores diferenciados. “A Instituição deve investir mais no quesito comunicação e a Unimed fará seu papel mandando junto do boleto as informações do plano, pois as pessoas querem saber o que pagam e o que irão pagar. Vamos disponibilizar o contrato na página da Progesp’’, destacou.

A reunião contou com a presença do Marcelo Soares Machado do Departamento Administração Pessoal que falou da dificuldade das pessoas que estão sob a guarda ou os cuidados de alguém e pediu a colaboração de todos para divulgação do novo plano. “Estas pessoas muitas vezes tem problemas de memória, estão em clínicas ou fora do país e não sabem o que está acontecendo em relação a mudanças no plano da Unimed. A divisão é nova, e está criando uma identidade. As dúvidas são ótima para nós nos moldarmos’’, concluiu

O coordenador do Conselho de delegados, Luis Francisco Martins Alves (Chiquinho), também chamou a tenção para os grupos de pessoas que já estão no plano há anos e devem ter mais atenção, devido as informações novas. Como exemplo relatou as tabelas de preços e idades de difícil compreensão, que devem ser colocadas a disposição de forma mais clara.

O Coordenador da Assufrgs, José Luís Rockenbach (Neco), observou que saúde tem que ser acessivel à todos. “O SUS foi um avanço porque todos têm direito, mas quando todos usam cai o rendimento. Historicamente no Brasil, somos a categoria com o menor piso salarial, fizemos uma greve para ter um plano de saúde e agora devemos pressionar e cobrar mais da administração’’.

Neco também esclareceu sobre a Emenda Constitucional que está tramitando no Congresso que exclui os aposentados da contribuição do INSS e convidou os aposentados para participarem no dia 14/07 da reunião que abordará este assunto e no dia 21/07, na reunião sobre a Colônia de férias em Garopaba, no auditório da Faculdade de Direito.

Veja também