Servidores da UFRGS comemoram 62 anos de luta e história da categoria

Os servidores técnicos administrativos da UFRGS, UFSCPA e IFRS comemoraram os 62 anos de lutas e conquistas da entidade, na última sexta-feira, dia 27, no auditório da ASSUFRGS, centro.

 

A confraternização deu início com um resgate da história e das lutas da Assufrgs, pela Coordenadora Rosane Souza, abordando as lutas desde a ditadura e a proibição ao direito de sindicalização; a luta pela federalização dos servidores técnico-administrativos; a fundação da FASUBRA ; a conquista ao direito à estabilidade em 1987; a filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a conquista da aposentadoria integral; os ataques dos governos Collor e FHC no desmantelamento dos direitos básicos sociais e trabalhistas e a greve de fome dos docentes em 1998. A maior greve do funcionalismo público em 2001, com 90% de adesão nacionalmente também foi relembrada pela Coordenadora, que seguiu reafirmando o histórico de lutas da categoria até os dias de hoje.

 

A Coordenadora Bernadete Menezes seguiu o protocolo chamando a atenção para as lutas atuais da categoria como a flexibilização das 30 horas semanais e a votação no CONSUN para UFRGS UFCSPA e IFRS; a luta pela política salarial e o esforço de que se torne nacionalmente unitária para garantir vitórias aos servidores técnicos administrativos junto à FASUBRA; a batalha contra o assédio moral; os Grupos de Trabalho de Aposentados, Antirracismo e Mulheres que vêm desenvolvendo um trabalho rico quanto às políticas sociais. “Esse é nosso papel: encher de conteúdo o sindicato. Ele não pode perder seu significado. Tem que ser de luta, de mobilização”, afirmou Bernadete.

 

 

O Coordenador Edson Luis Souza destacou o crescimento da administração do sindicato, com a participação social e política construída pela base. “A Assufrgs é uma das entidades mais respeitadas a nível nacional pela sua história e luta. E esse papel da Assufrgs só é possível devido a toda a base que constrói junto, podendo colocar os anseios da categoria na representatividade junto ao governo federal, seja na reitoria, ou em Brasília – em todos os lugares que a gente tem abrangência. A gente não perde tempo! Apoiamos os terceirizados, os professores e alunos!”, disse Edson.

 

 

A confraternização seguiu com um chamado especial para a assinatura do quadro de 62 anos de aniversário da entidade. “Representar a categoria, isso dá mais força, mais vontade, enaltece de continuar contribuindo”, finalizou Rosane Souza. Os servidores técnico-administrativos seguiram a comemoração com um parabéns à entidade. Houve também a divulgação do abaixo-assinado pela regulamentação das viagens internacionais, que está sendo puxado pela ASSUFRGS. O abaixo-assinado encontra-se disponível nas sedes da Assufrgs – Centro e Campus do Vale.

 

  Acompanhe as demais fotos da confraternização no facebook da Assufrgs Sindicato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *