Servidores da UFRGS e da UFCSPA lotaram auditório em Assembleia na manhã de hoje

Com auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) lotado em Assembleia, no dia 20 de junho, servidores aprovaram a continuidade da greve.

Conduziram os trabalhos as Coordenadoras Gerais da ASSUFRGS, Bernadete Menezes e Rosane Souza, e o representante da UFCSPA, e Coordenador de Divulgação e Imprensa, André Gustavo Bobrzyk.

Os (as) Coordenadores (as) leram os informes locais e nacionais, informaram aos servidores sobre o documento encaminhado a ASSUFRGS, pelo IFRS, em apoio a greve, deram os informes da reunião do Comando Local de Greve (CLG), realizada no dia de ontem dia 19 de junho, e da participação da ASSUFRGS na Assembleia dos Professores da UFRGS, que irá participar da Marcha pela Educação, amanhã dia 21 de junho.

O CLG participou de uma reunião com as nutricionistas dos RUs, na manhã do dia 20 de junho, foi confirmada a informação de que as Unidades do Campus Centro, ESEF e Agronomia permaneceram fechadas em adesão ao movimento.

Logo em seguida a Comissão de Ética relatou os andamentos dos últimos trabalhos e foi concedida a palavra aos servidores para explanar suas opiniões.

As servidoras nutricionistas da UFRGS Cássia Corbo, Cristiane Oliveira, Priscila Requel, Rita de Cássia e Diuliane Trindade, fizeram uso da palavra e estão em greve desde segunda-feira dia 18 de junho, quando fecharam os Restaurantes Universitários, da ESEF, do Campus Centro e da Agronomia.

Na oportunidade o representante da Casa do Estudante da UFCSPA, Carlos, disse que concorda com o movimento grevista, mas afirma que os alunos são os mais prejudicados.

Já a representante do DCE da UFCSPA, Rosane Pontes, prestou solidariedade ao movimento grevista e relatou que é preciso a adesão de outros servidores para que o movimento ganhe força nacionalmente.

Para Maura Motta, a Assembleia foi muito emocionante porque nunca na história da UFCSPA, o auditório esteve tão lotado, ela relatou o assédio moral que vem acontecendo em alguns setores da Universidade, e salientou que, como membro da Comissão de Ética da ASSUFRS, estava à disposição para esclarecer eventuais e dúvidas que venham a surgir no tocante a greve.

Fernanda Cortê Real Corrêa, falou um pouco de como são feitas as médias salariais diferenciando os celetistas dos estatutários, afirmando que atualmente os servidores da UFRGS e UFCSPA estão sem aumento salarial desde a negociação de 2007.

Ao final foi aprovado a participação dos quatro delegados(as) para o Comando Nacional de Greve, em Brasília, são eles: Mário Serapião, Mauro José dos Santos, Rafael Berbigier de Bertoli e Joana de Oliveira, que estarão em Brasília, na próxima semana.

RU Campus Centro

Após Assembleia Geral na UFCSPA, os servidores seguiram em caminhada até o RU Campus Centro, gritando palavras de ordem, manifestando seu apoio às servidoras que aderiram à Greve 2012, que cresce como nunca na história da Educação Brasileira.

Administração impede servidores de entrarem na Reitoria

Após a caminhada os servidores seguiram até a Reitoria para entregar aos servidores daquele prédio uma carta onde explicam os motivos da GREVE, os servidores foram surpreendidos com o fechamento do prédio, que conforme informações da UFRGS foi devido à solicitação da atual administração.

 

[nggallery id=256]

 

 

 

Da Assessoria de Imprensa –  Jornalista – Raquel Carlucho

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *