Deu na mídia [Rd.Guaíba]: “Servidores da Ufrgs e UFCSPA entram em greve nesta segunda”

[Rádio Guaíba/CP, 10/06/2012]

Paralisação deve afetar os laboratórios, bibliotecas e as áreas de tecnologia da informação

A partir desta segunda, os servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Instituto Federal (IF) entram em greve. A principal reivindicação da categoria é pelo piso de três salários mínimos (R$ 1.866). Hoje, o salário-base é R$ 1.034.

Segundo a coordenadora geral da Associação dos Servidores, que representa as duas universidades federais, Bernadete Menezes, a greve vai afetar principalmente os laboratórios, bibliotecas e as áreas de tecnologia da informação. Já os restaurantes universitários não devem ser afetados diretamente, pois a maior parte do serviço é terceirizado. Bernadete destaca ainda que os baixos salários fazem com que os muitos servidores acabem abandonando os cargos.

A Ufrgs tem cerca de 2,6 milservidores, enquanto a UFCSPA tem mais de 200. Nesta segunda-feira, os grevistas vão distribuir uma carta aos alunos, professores e à comunidade, para explicar as reivindicações.

Em paralelo, a greve dos professores já atinge 49 universidades federais em todo o Brasil. Apesar da paralisação nacional, a presidente da Associação dos Docentes da Ufrgs e da UFCSPA, Maria Luiza Hollebem, afirma que a categoria segue em negociação com o governo, e destaca que existe uma reunião marcada para terça-feira com o ministro da Educação. Com isso, a consulta aos professores da Ufrgs e UFCSPA sobre a adesão ou não à greve deve acontecer somente na próxima semana. No Rio Grande do Sul, os professores das federais de Rio Grande, Santa Maria e a Unipampa estão em greve.

Ouça o áudio: Coordenadora geral da Associação dos Servidores da Ufrgs e UFCSPA, Bernadete Menezes, destaca que os baixos salários fazem com que os muitos servidores acabem abandonando os cargos

Ouça o áudio: Presidente da Associação dos Docentes da Ufrgs e UFCSPA, Maria Luiza Hollebem, afirma que a categoria segue em negociação com o governo

Fonte: Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *