Servidores em greve protestam em reunião no CONSUN

Servidores técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS, em greve desde o dia 11 de junho, marcaram presença na Reitoria da UFRGS, na manhã do dia 06 de julho.

A reunião extraordinária do CONSUN, tinha como pauta única, a composição da lista tríplice para nomeação do Reitor e Vice-reitor da UFRGS, e foi transmitida ao vivo para dezenas de servidores e alunos.

O movimento também busca discutir a importância da democracia na Universidade. Atualmente os votos dos técnico-administrativos e estudantes valem 15% cada e dos professores 70%. A luta pela paridade na consulta que elege o reitor será permanente.

Na atividade, os servidores simularam um funeral na recepção aos membros do CONSUN, vestidos de preto, com velas e um caminho de flores.

Os grevistas chamavam a atenção para a morte da democracia na Universidade.

Na ocasião, a Conselheira Bernadete Menezes solicitou aos membros do CONSUN que avaliassem e aprovassem a indicação da proposta de implementar na UFRGS, o sistema paritário na consulta para reitor, no qual o peso dos votos são de 33% para cada segmento, assim como acontece em 38 das 56 Universidades Federais Brasileiras. Até o fechamento desta matéria não houve resposta à solicitação.

[nggallery id=275]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *