Servidores em greve participam do Programa Esfera Pública

No último dia 14, os coordenadores da Assufrgs Bernadete Menezes e Mozarte Simões participaram de entrevista ao Programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, apresentado pelos Jornalistas Juremir Machado e Taline Oppitz. Os Coordenadores debateram as pautas dos servidores técnico-administrativos em greve das Universidades, bem como os cortes no orçamento pelo ajuste fiscal que vem sucateando as condições de trabalho e achatando os salários dos trabalhadores.

Para Bernadete, conforme entrevista, a proposta apresentada pelo governo é insuficiente para atender as reivindicações. Segundo a Coordenadora, quem está decidindo e executando o ajuste fiscal são aqueles que não estão sendo afetados pelas medidas. “Eles sinalizam coisas, mas não concretizam. Por exemplo a questão de negociação coletiva: nós servidores públicos não temos data-base, os trabalhadores do serviço público não sabem quando vão ter reajuste”, disse Bernadete. A coordenadora ainda tem esperança que apareçam propostas mais concretas e retomou o início do debate: O governo nos sinalizou que era necessário o retorno da presidente para nos apresentar alguma proposta. A discussão que vocês fizeram no ponto anterior é a mesma deste: quem vai pagar o ajuste?, finalizou Bernadete.

Para Mozarte Simões, também Coordenador da Assufrgs, o orçamento previsto para a UFRGS era de 1 bilhão e meio de reais, sofrendo corte de quase 100 milhões. Na opinião do Coordenador, as áreas mais afetadas devido ao corte no orçamento e a falta de concurso público serão limpeza, manutenção e segurança. Serviços estes que vem sendo realizados por empresas terceirizadas.  Mozarte explicou de onde vem o índice de 27,3% de reajuste e pontuou que a proposta de 21,3%, oferecida pelo governo, é irrisória pois não cobre a inflação. “O governo também não nos apresenta uma planilha de estudo que diz que nos próximos anos a inflação será neste patamar. Dou sempre o exemplo do próximo ano, 2016, o governo diz que a inflação será abaixo dos 5%, e está nos oferecendo 5.75%, mas não mostra para nós onde está este estudo”, explicou Mozarte. O Coordenador, ainda, lembrou os 5% de aumento que os servidores tiveram em março deste ano (última parcela do acordo de greve de 2012) frente à situação econômica do país. “Tivemos 5% de aumento em março. Este ano vai bater 10% de inflação. Então já estamos perdendo 5%. Quando a gente entrar no ano que vem já estaremos defasados”, disse Mozarte.

 

Para conferir a íntegra da entrevista no Programa Esfera Pública, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *