Tecnico-administrativos solicitam Pedido de Vistas para apresentar Parecer alternativo ao PDI da UFRGS para os próximos 10 anos.

Na reunião do CONSUN do dia 29 de abril, o Representante dos Técnicos Administrativos Rui Muniz fez Pedido de Vistas para apresentar Parecer alternativo ao PDI da UFRGS para os próximos 10 anos. Os eixos que serão destacados:

  • Gestão e organização do trabalho;
  • Democracia e Paridade nos processos eleitorais em todos os níveis da estrutura da UFRGS e nos órgãos de colegiado;
  • Adoção de princípios de Sustentabilidade ecológica em todos os processos da UFRGS;
  • Adoção pela UFRGS da Legislação e Normas relativas a Saúde de Trabalhadores e Segurança nos processos acadêmicos e administrativos na UFRGS.
  • Adoção de políticas de gestão que garantam a conformidade legal e normativa para todas edificações e ambientes da Universidade.

 

 

 

Além disso, o Parecer deverá chamar a atenção para a necessidade de debater democraticamente com a comunidade universitária temas como estrutura acadêmica, estrutura administrativa de poder, financiamento da UFRGS, relacionamento com a sociedade civil e assistência estudantil. 

Na reunião do CONSUN ainda, no espaço de intervenção no Expediente, tratou-se, entre outras questões.

  • Da Moção de Repúdio da Câmara de Vereadores, quando foi apontado apoio à administração central por ter promovido debates em defesa da democracia no Brasil;
  • Informe sobre a realização de Cinedebate “Que bom te ver viva”, promovido pela ASSUFRGS e IFRS Canoas, realizado dia 28 de abril, que trata da tortura de mulheres no período do golpe de 1964;
  • Menção ao Dia mundial em memória das vítimas de acidentes no trabalho, 28 de abril, onde o Brasil é quarto lugar no mundo em mortes por acidentes relacionados ao trabalho, com quase 5 milhões de acidentes por ano, quando morrem em média 7 trabalhadores por dia no país, fora aqueles que ficam lesados para o resto da vida. Foi chamada a atenção que na UFRGS não se cumprem Legislação ou Normas relativas à Saúde de trabalhador e Segurança dos processos;
  • Noticiou que dia primeiro de maio, 10 horas, a ASSUFRGS estaria juntamente com a Frente Povo Sem medo e Frente Brasil popular presente no Ato em defesa de direitos e interesses das(os) trabalhadoras(es).
Foto: Thiago Cruz – Site da UFRGS (http://www.ufrgs.br) 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *