Técnicos da UFRGS sinalizam greve para o dia 20 de Agosto

 

Em Assembleia realizada na manhã desta terça-feira, em frente à FACED, os técnico-administrativos da UFRGS decidiram por indicativo de greve da categoria no dia 20 de Agosto, sendo que no dia 18 será realizada Assembleia Geral para discutir como se dará a greve imediata. Mais uma vez o carro do sindicato foi proibido de entrar no Campus Central da UFRGS para a entrega dos materiais necessários para a montagem da Assembleia. Mesmo assim a categoria resistiu e realizou a atividade.

O sindicato apresentou aos servidores as estratégias que estão sendo tomadas referente as pautas de flexibilização da categoria e controle da jornada de trabalho. A ASSUFRGS apontou três frentes que foram aprovadas pelos servidores. A primeira delas é a intensificação das ações judiciais, que são as seguintes: uma medida preventiva contra o corte de ponto, para garantir o pagamento dos TAES que optam pela assinatura da folha ponto; solicitação de comissão paritária para tratar registro de frequência, uma continuidade da negociação iniciada no dia 06 de junho junto ao gabinete do Reitor; antecipação de tutela visando o fim de login a partir da flexibilização da jornada em curso na UFRGS; uma manifestação no MPF com relação ao inquérito que emitiu orientações a UFRGS referente ao controle de jornada; além de outras duas ações judiciais contra a administração por improbidade administrativa e funcionamento da universidade.  

A segunda medida é uma ação nacional articulada pela ASSUFRGS e SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense) que discutirá em um encontro nacional a jornada de 30h, reivindicação comum entre algumas universidade do país, além da implementação de novas formas de controle da jornada de trabalho, que também vem causando preocupação e apontando retrocessos para o dia-a-dia dos servidores em Universidades. O encontro irá ocorrer no primeiro dia da plenária da Fasubra, no dia 06 de setembro, em Brasília.

O terceiro ponto é a continuidade da articulação política local, mantendo a indicação para a categoria pelo não login, já que ele não respeita as especificidades dos diferentes tipos de trabalhos dos servidores dentro da UFRGS e sequer está implementado em 50% da Universidade (leia aqui). A categoria seguirá também pressionando a Reitoria para assinar os planos de flexibilização já aprovados pela COMFLEX (Comissão de Flexibilização). Ao todo 30 planos estão aguardando apenas a assinatura do Reitor, alguns desde Março deste ano. (saiba mais aqui).

Encontro com Rui Oppermann

Representantes da Assufrgs se encontram com reitor em exercício para entrega de proposta de sistema de controle eletrônico

Ao final da Assembleia os servidores TAE fizeram caminhada, da frente da FACED até a Reitoria, para realizar um ato simbólico de entrega da proposta do sistema de controle eletrônico ao reitor em exercício Rui Oppermann. Os servidores porém tiveram o acesso ao prédio negado, mas seis representantes, além da imprensa e assessoria jurídica do sindicato, conseguiram acessar o sexto andar do prédio e ter uma reunião breve com o vice-reitor. A proposta entregue pode ser conferida aqui.

Além da entrega o sindicato aproveitou a oportunidade para deixar claro que o clima de embate da administração com a categoria não é positivo, com as proibições do uso do espaço público da Universidade para a realização das assembleias e a continua falta de diálogo e avanço das pautas da categoria.

Encaminhamentos

Além do indicativo de greve para dia 20 de agosto, com assembleia geral no dia 18, outros encaminhamentos foram: a disponibilização do arquivo da folha ponto no site da Assufrgs, para facilitar o apoio dos colegas na luta pelo não login. O arquivo que pode ser baixado e impresso clicando aqui; a realização da Comissão de Mobilização, onde um servidor de cada unidade será escolhido para articular politicamente as ações da categoria em seus ambientes de trabalho; encaminhamento de protocolo das folhas ponto à PROGESP; o chamamento para todos os servidores que quiserem encaminhar denúncias de irregularidades em seus setores e unidades para o sindicato através do e-mail secretaria@assufrgs.org.br 

 

Confira a galeria de fotos da Assembleia Geral do dia 02 de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *