Início > Notícias > Trabalhadores debatem Prós e Contras da Copa do Mundo em Porto Alegre
Trabalhadores debatem Prós e Contras da Copa do Mundo em Porto Alegre

Debate com Abgail Pereira e Claudia Favaro sobre a Copa do Mundo em Porto Alegre se realizou na manhã desta terça-feira (20).

O debate A Copa em Porto Alegre: Prós e Contras, promovido pelo Comando Local de Greve e a ASSUFRGS, foi realizado na manhã desta terça-feira (20), no Auditório da Faculdade de Economia da UFRGS. O debate contou com a participação da Ex-secretária de Turismo do Governo Tarso Genro Abgail Pereira e a representante do Comitê Popular da Copa de porto Alegre Claudia Favaro.

Abgail Pereira abriu a mesa de debates colocando a reflexão de que não se trata ser contra a favor da Copa do Mundo, “o mundial vai acontecer e temos que aproveitar para pautar nossas demandas”, explicou a Ex-secretária. Abgail, ainda, apresentou que os gastos em relação a reforma de Estádios para o evento somam 8 bilhões de reais em investimentos, que são empréstimos do BNDES e portanto serão devolvidos. Enquanto que para saúde e educação, somente em 2014, foram empregados 400 bilhões de reais. “E ainda é pouco”, avaliou ela.

Em contrapartida, Claudia Favaro explicou que esses investimentos não significam aumento na qualidade de vida das pessoas nas cidades sedes da Copa do Mundo. “São 150 mil trabalhadores informais que estão proibidos de trabalhar pela FIFA, durante a copa do mundo. O problema da Copa é como o capital internacional se apropria do território brasileiro para explorar nossas diversidades”, contrapôs a representante do Comitê Popular da Copa em Porto Alegre.

O debate foi aberto para questionamentos e intervenções, e seguiu com mais uma rodada de explicações quanto as contradições levantadas pelo público. Nesta quarta-feira (21), os servidores em greve da UFRGS, UFCSPA e IFRS-POA devem seguir com o calendário de greve, o qual está marcado ato dos grevistas, às 8h, com concentração no Barracão de Greve, ao lado da FACED.

2 comentários para "Trabalhadores debatem Prós e Contras da Copa do Mundo em Porto Alegre"

  1. Luci Mari maio 20th, 2014 18:29 pm Responder

    Muito esclarecedora a posição de Abgail (ex secretária de Turismo) hoje (terça-feira 20/05) na Economia/UFRGS, os investimento usados serão aproveitados pela população brasileira que permanecerá no Brasil e afinal somos sim o país do futebol e em todas as copas torcemos para o Brasil e porque agora faremos diferente? não podemos deixar os deprimidos ou os de má-fé nos depreciar como burros ou atrasados porque isso é o que alguns de extrema direita nos pintam para que não tenhamos orgulho de sermos brasileiros e que o futebol é sim nossa integração como pessoas..Viva a autodeterminação dos povos como fala nossa constituição federal em seu artigo 4 o inciso III.
    Luci Mari C. L. Jorge/Cons. Delegados do DAS.

    1. Rafael ESEF maio 26th, 2014 19:40 pm Responder

      HAHAHA!!!!!!

      Sim, extrema direita… HAHAHA!!!

      Luci, teu comentário me lembra uma musiquinha de umas copas atrás, na época do “Brasil, ame-o ou deixe-o” , agora devidamente atualizada: “200 milhões em ação, pra frente Brasil! Salve a seleção!”.

      Alguns eram torturados, outros comemoravam a conquista definitiva da taça Jules Rimet…

      Interessante que na época os comunistas do Brasil estavam do lado certo da História…

      Mas, enfim… lamentável o nível do debate proposto… pena… enquanto isso, eu sigo cantando, repleto de patriotismo, ufanismo e ironia:

      “Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
      Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil
      Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
      Ninguém segura a juventude do Brasil”

Deixe seu comentário

Veja também