Vitória da democracia! Conselho do ICBS mantém proporção de 40/40/20 nas eleições para diretoria

Na manhã desta terça-feira, dia 19 de outubro, em reunião ordinária do Conselho do ICBS foi aprovada a manutenção do edital do dia 28 de setembro, que determina proporcionalidade de 40/40/20 na consulta pública para eleição da diretoria da unidade. A decisão foi definida por 14 votos a 13.

Esta é uma grande vitória para a democracia dentro da UFRGS. Na última semana a própria diretoria do ICBS pediu a anulação do edital.

A eleição fica agora marcada para o dia 21 de novembro. As duas chapas que concorrem são: Ilma Simoni/Marcelo Lambertz e João Henrique Kanan/CA.

 

Entenda o caso

O Conselho do ICBS aprovou em 28 de setembro o cálculo de 40/40/20 para a consulta pública na eleição para direção da unidade. O resultado foi um esforço da comunidade do ICBS e manteve uma proporção mais justa na consulta, já que neste ano havia sido colocada em votação uma proposta que alteraria o cálculo para 70/15/15, indicando assim um retrocesso na representatividade dos alunos e técnico-administrativos. 

Porém na última semana a direção atual do ICBS emitiu nota solicitando a revogação do processo eleitoral.O pedido da diretoria se deu após um questionamento realizado por um servidor docente da unidade argumentando que a porcentagem determinada no conselho fere a lei, que no entendimento dele apontaria para o 70/15/15. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *