Vitória para o estudantes! Ações Afirmativas na UFRGS não sofrerão alterações negativas

 

Após uma semana de Reitoria ocupada pelos estudantes cotistas, nesta manhã o Consun votou as alterações nas ações afirmativas da Universidade, retirando da resolução apreciada o ponto 2, que obrigaria o cotista a escolher entre um tipo de vaga e outro. Mudança que na prática diminuiria o número de alunos cotistas ingressando na UFRGS.

A proposta, elaborada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e que foi aprovada nesta manhã prevê que o ingresso dos alunos beneficiados pela reserva de vagas ocorra nos dois semestres e que os classificados para o segundo período do ano não sejam remanejados para o primeiro em caso de desistência de outro aprovado. Essas alterações tiveram o apoio da comunidade universitária.

A resistência da comunidade acadêmica contra as mudanças negativas comprovou que o a luta gera resultados. A votação foi adiada três vezes: por um pedido de vistas (com a participação da Assufrgs), pela ocupação do prédio no Campus Central e, por último, pelo desrespeito ao prazo mínimo para votação da emenda (esta, por determinação da Justiça Federal). 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *