Início > Notícias > Vitória para os estudantes da UFCSPA! Após ocupação, Reitoria desiste de diminuir espaço do DCE
Vitória para os estudantes da UFCSPA! Após ocupação, Reitoria desiste de diminuir espaço do DCE

Estudantes ocuparam durante 11 dias a Reitoria da UFCSPA.

Os estudantes que ocuparam, no dia 13 de outubro, o prédio da Reitoria da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) decidiram deixar o local nesta segunda-feira (24), após um acordo com a direção da instituição. A ocupação ocorreu em protesto contra a redução do espaço de convivência dos estudantes para a construção de novas vagas de estacionamento. A obra reduziria o espaço a um terço do que é atualmente. Após negociações com os estudantes, a universidade decidiu suspender a obra por tempo indeterminado e as duas chapas que disputam a reitoria da UFCSPA se comprometeram a não assinar o contrato resultante da licitação para a reforma do prédio.

Após 11 dias de ocupação, estudantes comemoram acordo que impediu demolição de boa parte de seu espaço de convivência. (Foto: Facebook/Reprodução)

O acordo foi firmado após negociações a partir de uma assembleia extraordinária do Conselho Universitário, realizada na última quinta-feira. O Consun aprovou a resolução n° 38/2016 que, além de definir a não assinatura da licitação, decidiu que não haverá nenhuma punição jurídica ou administrativa aos alunos que participaram da ocupação. Também ficou acertada a criação de uma mesa de negociações para debater as demais reivindicação dos estudantes.

Nos onze dias de mobilização, entre 200 e 300 estudantes participaram da ocupação, revezando-se diariamente no local. Os estudantes decidiram, em assembleia, encerrar a ocupação, entendendo que a reivindicação da não demolição do DCE foi cumprida pelo compromisso tanto da atual gestão quanto da futura.

A Chapa 1, do candidato a reitor Luiz Henrique Telles da Rosa, propôs um termo próprio de compromisso, onde não são contempladas todas as reivindicações dos estudantes, mas concorda com a manutenção do espaço dos estudantes e com a participação dos mesmos em alterações estruturais futuras na UFCSPA. Já a Chapa 2, da candidata à reitora Lucia Pellanda, assinou o termo redigido pelos estudantes em assembleia, propondo algumas considerações adicionais. O resultado foi considerado uma vitória histórica pelos estudantes que promoveram a ocupação.

Texto e informações: Sul 21

Este post ainda não foi comentado. Seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Veja também