Heloísa Helena não apoiará ninguém; Cristovam diz que opção é do Partido

A senadora Heloísa Helena disse, ainda na noite deste domingo (1o), ao término da apuração, que o PSOL não apoiará nenhum dos dois candidatos no segundo turno das eleições para a Presidência da República. O senador Cristovam Buarque disse que a decisão cabe ao Partido, que definirá o apoio no segundo turno das eleições presidenciais em reunião na próxima semana.

‘Seria uma desmoralização para o PSOL rasgar 12 anos de história de resistência, de confronto político contra o projeto neoliberal representado pelo PSDB e de confronto com a gangue partidária em que se transformou o Governo Lula’, afirmou a candidata derrotada.

Ela destacou, no entanto, que os apoiadores de seu partido são homens e mulheres livres, com capacidade para definir em quem votar. A senadora classificou com ‘um detalhe’ a possibilidade de partidários do PSOL fazerem a pregação do voto nulo.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por sua vez, anunciou para a próxima semana a posição do PDT, em reunião da direção do Partido, na qual o senador terá apenas um único voto. ‘Claro que vou (me posicionar). Não há nenhum constrangimento’, afirmou. ‘O primeiro turno é para escolher aquele que consideramos o melhor. O segundo turno é para escolher o menos mau. A gente vai escolher aquele que traz uma proposta mais próxima da nossa’, afirmou.

Com agências