Cursos

Nesta página disponibilizamos as aulas de todos os cursos de formação realizados pela ASSUFRGS Sindicato. As aulas são gratuitas, em formato de vídeo e podem ser assistidas na íntegra abaixo:

CURSO “Questão Social, Desigualdade Social e Neoliberalismo no Brasil” Ao todo serão CINCO AULAS, baseadas na dissertação de mestrado em Serviço Social do colega Ricardo Souza, técnico-administrativo do IGEO e membro da coordenação do conselho de representantes do sindicato. (LEIA AQUI -> https://bit.ly/3qfoHtD)

📌 AULA 1 -> Questão Social e Luta de Classes

Intrrodução ao tema, conceito de Questão Social, conflito capital-trabalho, exploração e acumulação de capital, unidade na diversidade,Dissertação pg 36-43___________________

Leituras Complementares da AULA 1

CLOSS, T. T. Fundamentos do serviço social: um estudo a partir da produção da área. 2015. 253 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

SANTOS, J. S. Questão social: particularidades no Brasil. São Paulo, Cortez, 2012

📌 AULA 2 -> Colonização e Dependência
Da colonização à dependência, contribuição de Marini e Florestan, divisão social, sexual e racial do trabalho no capitalismo no Brasil. Dissertação 59 -72

Leituras Complementares da AULA 2

MARINI, R. M. Dialética da dependência. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

BEZERRA,MAYCON https://movimentorevista.com.br/2020/05/da-teoria-marxista-da-dependencia-a-um-marxismo-descolonial-america-latina-revolucao-e-socialismo-para-o-seculo-xxi/

📌 AULA 3 -> Trabalho e Superexploração no Capitalismo Brasileiro. À constituição das relações de trabalho assariado no Brasil, da abolição da escravatura à regulamentação da CLT, trabalho e superexploração no Brasil. Dissertação 43-59

Leituras Complementares da AULA 3:

OSÓRIO J. . Sobre superexploração e capitalismo dependente. Cad. CRH, Salvador, v. 31, n.84, set./dez. 2018

LUCE, M. Teoria marxista da dependência: problemas e categorias – uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

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📌 AULA 4 -> A Nova República Neoliberal. Redemocratização, Constituição de 1988, contrarreformas neoliberais dos ultimos 30 anosDissertação -> 83-94.

Leituras sugeridas:

BRETTAS, T. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil, Temporalis, Brasília (DF), ano 17, n. 34, jul./dez. 201

ARAUJO, R,S Nova Previdência: o austericídio neoliberal sob a ótica da teoria marxista da dependência -> https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/33891

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As próximas aulas do curso serão divulgadas AQUI, ao longo do mês de dezembro!

Curso Online 🗣🗣 Introdução à história do movimento operário e sindical em Porto Alegre

A Assufrgs Sindicato inicia o curso on-line “Introdução à história do movimento operário e sindical em Porto Alegre”. O curso é gratuito e voltado para todos aqueles que buscam conhecer um pouco mais sobre a formação da classe trabalhadora na capital, seu passado de lutas, suas lideranças históricas e o esforço para construir suas organizações.

A ideia é mostrar a classe trabalhadora em sua diversidade e também em sua busca por unidade, um processo que foi marcado por muitas dificuldades, mas também por inúmeras vitórias e conquistas.

Composto de seis aulas, o curso vai ser ministrado por Frederico Duarte Bartz, Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufrgs Sindicato, que também é pesquisador da história do movimento operário. As aulas mostram um longo período que vai desde 1887 até 1937, um momento fundamental em que se desenvolveu, entre os trabalhadores e trabalhadoras de Porto Alegre, um profundo sentimento de solidariedade de classe.

📌 1ª AULA -> O surgimento do movimento operário e a influência dos republicanos.

📌 2ª AULA -> Em nossa segunda aula, vamos abordar o crescimento das organizações operárias sob a social democracia até a Greve Geral de 1906.

📌 3ª AULA -> A fundação da Federação Operária e a influência anarquista entre as organizações.

📌 4 ª AULA -> O período das grandes Greves Gerais de 1917 até 1919.

📌 5ªAULA -> A dispersão do movimento operário e o crescimento da influência comunista até 1930.

📌 6ª AULA -> O movimento operário depois da Revolução de 1930, a refundação da FORGS e a luta contra o fascismo.

Curso Online 🗣🗣 Neoliberalismo e Administração Pública

Ministrado por André Mortari, doutorando em Administração Pública na UFRGS, Técnico-Administrativo em Educação da universidade e Coordenador da ASSUFRGS.

📌 MÓDULO 1 – Apresentação ao tema

No primeira módulo deste curso online você confere uma introdução aos temas centrais que abordaremos nos próximos vídeos. A proposta é lançar dois vídeos por semana. Siga a página da Assufrgs para receber as atualizações sobre o curso.

📌 MÓDULO 2 – Neoliberalismo, Conceitos Clássicos e Principais Escolas e Correntes

No módulo 2, será visto o conceito de neoliberalismo, seus elementos chave, suas principais escolas de pensamento e o modo como ele se apresenta hoje. No entanto, é fundamental compreender que desde o liberalismo clássico, passando pelo Estado de bem-estar social até o neoliberalismo, temos uma continuidade de um modelo político, qual seja, o capitalismo. Assim, não cabe falar em modelos distintos de todo modo. Substancialmente, a perspectiva do mercado sempre esteve presente, ora mais literal, ora mais sensível as demandas básicas da classe trabalhadora. A luta estabelecida em cada momento foi fundamental nesse processo. Mais do que analisar a engenharia econômica que ele aponta, vamos estabelecer seus elementos fundantes e que o constituem como um verdadeiro modo (alienado) de enxergar o homem e a sociedade.

📌 MÓDULO 3 – Neoliberalismo e Administração Pública; Evolução Histórica (parte 01)

No módulo 3 vamos retomar a evolução histórica da Administração Pública no Brasil destacando algumas características que predominaram em cada período. Ao mesmo tempo, o contexto social, político e econômico serão abordados para demonstrar sua influência sobre o tipo de relação entre Estado e Sociedade que se estabeleceu. Destacamos 2 modelos em especial: Patrimonialismo e Burocracia, que embora tenham elementos contrastantes, coexistiram por um longo período e estão presentes até hoje. Nota-se que o a organização dos trabalhadores, as revoluções e os embates com as forças de repressão foram determinantes. Com isso, rompemos com a ideia de uma evolução gradual e trazemos os aspectos políticos que são o fundamento de cada transformação ocorrida.

📌 MÓDULO 04 – Neoliberalismo e Administração Pública; Evolução Histórica (parte 02)

No módulo 4 acompanhamos a segunda parte do curso sobre a evolução histórica da Administração Pública no Brasil destacando algumas características que predominaram em cada período. Hoje tratamos da passagem do modelo burocrático para o gerencialista, o que coincide com o avanço do neoliberalismo e o ataque aos direitos dos trabalhadores, a partir dos anos 1970.

📌 MÓDULO 5 – Quadro Atual e Considerações Finais

No quinto e último módulo do curso Neoliberalismo e Administração Pública será apresentada uma visão totalizante do neoliberalismo. Se por um lado os aspectos teóricos demonstram o projeto de construção de uma sociedade pautada pelo mercado, por outro, as práticas econômicas e políticas do mundo concreto demonstram que não passa de um discurso vazio. Não é de hoje que Governos, empresas e lideranças políticas pregam práticas neoliberais para os povos sobre o seu domínio enquanto obstaculizam essas mesmas práticas para si mesmos, quando contrárias aos seus interesses. O que vemos no mundo hoje é o aumento galopante das desigualdades sociais e o estado como ente garantidor de privilégios. Não se trata da busca por um estado mínimo, mas sim um estado ativo, a serviço da acumulação capitalista, que se despolitiza e perde seu caráter público, garantidor dos direitos sociais básicos.

Como bibliografia, sugerimos:

Artigo em periódico: REFLEXIONES SOBRE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA Y EL NEOLIBERALISMO EN NUESTRAMÉRICA, SIGLO XXI (Paulo Ricardo Zilio Abdala, José Francisco Puello-Socarrás) https://seer.ufrgs.br/read/article/view/94991

Livro: Nueva Gramática del Neo-liberalismo. Itinerarios teóricos, trayectorias intelectuales, claves ideológicas (José Francisco PUELLO-SOCARRÁS) http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/…/20…/Nu_gram_neo.pdf

Vídeos: Trailler do filme GIG – A uberização do trabalhos: https://www.youtube.com/watch?v=gbSaTJ_7Zfk

IDEOLOGIA em Marx, Engels e Lukács (Por Profº José Paulo Netto) : https://www.youtube.com/watch?v=PO42EKGODCA

O que é ideologia para Marx? | Aula de MAURO IASI
https://www.youtube.com/watch?v=Rfp4LUNtUnQ&t=3387s

Demais referências: HARVEY, D. O Neoliberalismo: história e implicações. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

LAVAL, C. DARDOT, P. La nueva razón del mundo: ensayo sobre la sociedade neoliberal. Barcelona: Gedisa, 2013.

PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. ¿Un Nuevo Neo-liberalismo? Emprendimiento y Nueva Administración de lo público. Revista Administración & Desarrollo. Bogotá: Escuela Superior de Administración Pública, n. 49, 2008b.

______. Ocho tesis sobre el neoliberalismo (1973-2013). In RAMÍREZ, Hernán. O neoliberalismo Sul-americano em clave transnacional: enraizamento, apogeu e crise. São Leopoldo: Oikos – Unisinos, p. 13-57, 2013a.

Curso Online 🗣🗣 AÇÕES AFIRMATIVAS – Uma Perspectiva Sócio-Histórica e Política para Desconstruir Preconceitos

O conteúdo aborda o impacto das Ações Afirmativas nas Instituições Federais de Ensino. Ao todo serão seis aulas, cada uma delas ministrada por um colega da categoria.

📌 AULA 1 -> Ministrada por Marlise Paz, servidora Técnico-Administrativa do IFRS e Coordenadora da Assufrgs.

📌 AULA 2 -> Ministrada por Luciano Corsino (IFRS).

📌 AULA 3 -> Ministrada por Giselle Maria Santos de Araújo, colega do IFRS Alvorada. 

📌 AULA 4 -> Ministrada por Patrícia Xavier, colega da UFRGS. O tema é: Histórico recente de implementação das políticas públicas de AA

📌 AULA 5 -> Ministrada pela sanitarista Daiana Silva dos Santos. O tema é Saúde: políticas públicas de AA em tempo de pandemia.

📌 AULA 6 -> Ministrada pela coordenadora Marlise Paz. O tema é “As Políticas Públicas de Ações Afirmativas em um governo de extrema-direita.

Curso Online 🗣🗣 Dialogando com a População LGBTQI+

Neste curso colegas da categoria abordam questões da comunidade LGBTQI+, como o aspecto histórico, trajetória de luta e militância, o significado das letras que compöem a sigla e a inclusão na educação.

📌 AULA 1 – Introdução ao Tema

O vídeo da primeira aula é uma introdução ao tema, com Antônieta Xavier, Coordenadora da ASSUFRGS Sindicato.

📌 AULA 2 – Entendendo as letras da sigla – com Mariana Lopes, Coordenadora de Mulheres da FASUBRA, licenciada.

📌 AULA 3 – Histórico de lutas da comunidade LGBTQI+ – com Wellington Pereira, da Coordenação LGBTI da Fasubra Sindical

📌 AULA 4 -> Inclusão na Educação, com Gustavo Leão, Servidor da Faculdade de Agronomia da UFRGS