ONU lança programa contra a fome na América Latina e no Caribe

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lança hoje (16), Dia Mundial da Alimentação, o programa América Latina e Caribe sem Fome 2025.

De acordo com o representante da FAO no Brasil, José Tubino, o programa é inspirado no Fome Zero brasileiro e adaptado à realidade de cada país.

“As experiências de um país não são replicáveis em outros”, comenta Tubino, em entrevista à Agência Brasil. “Mas procuraremos adaptar para os demais países alguns elementos do Fome Zero, como a transferência de renda, o Bolsa Família, o crédito para agricultura familiar e os bancos de alimentos.”

A idéia, informa o representante das Nações Unidas, é mobilizar governos e iniciativa privada para que invistam mais em agricultura familiar: “A FAO funcionará como mediador num processo em que se pretende incentivar doações por parte dos países ricos, mas os governos também precisam participar, criando linhas de crédito.”

Segundo os dados da FAO, os pequenos representam a maior parte dos produtores agrícolas do mundo.Ele lembra que pequenos produtores enfrentam muitos obstáculos fora de seu controle, como falta de crédito, posse insegura de terra, sistema de transporte fraco, baixos preços e relações pouco desenvolvidas com o agronegócio.

O fortalecimento da agricultura familiar, além de constituir a principal meta do programa de segurança alimentar na América Latina e no Caribe, é o tema central da Semana Mundial da Alimentação, que começa hoje e vai até o domingo (22).

Fonte: Edla Lula/Agência Brasil