Assembléia elege delegados para Plenárias da Fasubra e SPFs

A Assufrgs realizou nessa quarta-feira (7) a sua Assembléia Geral. A reunião aconteceu no Auditório da Faculdade de Educação e teve como pauta: 1) Informes; 2) Dia Internacional da Mulher; 3) PAC; 4) Eleição de delegados às Plenárias da Fasubra (12 e 13/3) e dos SPFs (14/3); 5) Assuntos gerais.

No primeiro ponto de pauta, foi aberto um espaço para uma representante do DCE dar alguns informes. Fernanda convidou a Assufrgs para participar dos debates sobre Democracia e Universidade que o DCE vai promover dentro das atividades da calourada. Os debates ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de março. No mesmo ponto foi dado o informe sobre o seminário da CIS (Comissão Interna de Supervisão) e sobre o Encontro de Segurança das IFES. O coordenador Chiquinho falou sobre o lançamento da Campanha Salarial dos Servidores Públicos, que acontecerá no dia 15 de março, em Brasília. O mesmo coordenador informou que os aposentados vão discutir, nos dias 16 e 17 de março, como ficam os aposentados com a Reforma Universitária. Nesses mesmos dias também será debatido, com o GT-Carreira da Fasubra, o enquadramento dos aposentados no novo Plano de Carreira.

Após os informes, passou-se a discussão sobre o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo Lula. Após várias intervenções de avaliação do PAC, com muitas críticas principalmente no ponto que trata dos servidores públicos, a assembléia definiu pela realização de Seminários nos Campi para fazer a discussão sobre o PAC, direito de greve e Campanha Salarial. Também foi aprovada a participação da Assufrgs no Encontro Nacional contra as Reformas, que acontecerá no dia 25 de março em São Paulo.

Como último ponto de pauta, foram eleitos os delegados para as Plenárias da Fasubra e dos SPFs que acontecerão nos dias 12, 13 e 14 de março em Brasília. Duas chapas se inscreveram. A Chapa 1, encabeçada pela coordenadora da Assufrgs Bernadete Meneses, teve 30 votos, o que lhe deu o direito de indicar 3 delegados. A Chapa 2, encabeçada pelo Coordenador Neco, teve 13 votos, tendo o direito de indicar 1 delegado para as Plenárias. A composição final da delegação da Assufrgs ficou com a seguinte composição: Bernadete Menezes, Elizabeth, Adair (todos da Chapa 1) e Celso Alves (Chapa 2).