Assufrgs participará de Seminário Nacional sobre o Papel e Missão dos Hospitais Universitários

A Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras, FASUBRA Sindical, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), realizam, nos dias 29 e 30 de outubro de 2007, em Brasília, o “Seminário Nacional sobre o Papel e Missão dos Hospitais Universitários das Instituições de Ensino Superior (IFES), na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI). 

A Assufrgs estará representada pelos colegas Rosane Barcelos Souza, Maria Laura Scheidmandel e João carlos Fraga da Rosa.

Para a Direção Nacional da FASUBRA Sindical (DN) “os objetivos da universidade se cumprem na medida em que gera, sistematiza e socializa o conhecimento e o saber, formando profissionais e cidadãos capazes de construir um Estado justo e igualitário, onde a sociedade esteja incluída e, portanto, partícipe deste processo de construção”. Além disso, a DN salienta que “a universidade é uma expressão da própria sociedade brasileira, abrigando também as contradições nela existentes. Assim, os Hospitais Universitários, por serem Unidades Acadêmicas de uma Instituição de Ensino, estão sob a égide do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, exercidos através da prática de ensino, pesquisa e extensão, indo desde a promoção junto às coletividades até as unidades ambulatoriais e hospitalares.

O Seminário visa fomentar o debate acerca da concepção e papel dos Hospitais Universitários bem como forma de financiamento; avaliações das atuais funções desenvolvidas por estas unidades acadêmicas, que, em sua maioria, tem uma predominância na assistência à saúde, inclusive com demanda reprimida do SUS; privatização, através das Fundações de apoio e dos serviços terceirizados; valorização dos seus profissionais e reposição do quadro de pessoal por meio de concurso público e controle social.

OBJETIVOS:

GERAL:

Propor uma reflexão sobre os Hospitais Universitários, sua concepção, papel e missão em uma instituição de ensino, cuja atividade fim é o próprio ensino, a pesquisa e a extensão.

ESPECÍFICOS:

1 – Fomentar, em nível nacional, o debate acerca do:
> Caráter, Missão e Papel dos HUs;
> Financiamento dos HUs;
> Controle Social e Gestão;
> Diagnóstico da realidade dos HUs;

2 – Subsidiar, no âmbito do MEC, ANDIFES, Entidades Sindicais e Estudantis, a discussão sobre os Hospitais Universitários.

PÚBLICO:

Comunidade Universitária (gestores, estudantes e trabalhadores), usuários, conselhos nacional, estadual e municipal de saúde, ministérios afins.

PROGRAMAÇÃO

Dia 29 de Outubro

8h30 – Abertura: Ministro da Educação, Presidente da ANDIFES, Coordenação Geral da FASUBRA, Ministro da Saúde
9h30 – Tema: Concepção, Missão e Papel dos HUs
Palestrante: MEC e FASUBRA
Debatedores: ANDIFES, ANDES, ABRAHUE, ABEN, UNE

14h – Tema: Diagnóstico da realidade dos HU´s
Palestrante; ANDIFES, FASUBRA , MEC/Comissão Interinstitucional
Debatedores: DENEM, ABRAHUE, UNE, ANDES, ANMR

Dia 30 de Outubro

9h – Tema: Financiamento dos HUs
Palestrante: FASUBRA, ABRAHUE, MEC,MS
Debatedores: ANDES, CONASEMS, MCT, UNE, FENTAS, ANDIFES

14h – Tema: Controle Social e Gestão: Terceirização, Concurso Público, Fundação
Palestrante: MEC, MP, Andifes
Debatedores: CNAS, CNS, CONASS, CNTSS

16h30 – Encerramento e Encaminhamentos: MEC, ANDIFES e FASUBRA

Por Raquel Carlucho, assessora de imprensa da Fasubra