Dia Nacional do Aposentado em 24 de janeiro será comemorado em todo o país

O Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, será comemorado em todo o país com mobilizações em defesa da Seguridade Social e de políticas públicas em apoio ao segmento e pelo fim do fator previdenciário.

Em São Paulo haverá uma passeata pela manhã, onde os manifestantes se concentrarão na Praça da República, a partir das 9 horas, seguindo até a direção regional do INSS, no Viaduto Santa Ifigênia, no centro da capital. O ato está sendo organizado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos da CUT (Sintapi) e pela Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), com apoio das associações do Ramo.

De acordo com o presidente do Sintapi/CUT, Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), "há necessidade de recomposição das perdas nos proventos dos aposentados e pensionistas e que seja utilizado o índice do IPC3I, já calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é superior à inflação". "O fator previdenciário, perverso mecanismo de arrocho inventado pelos tucanos, precisa ser extinto imediatamente. Também vamos reivindicar o aumento da cesta de medicamentos de uso contínuo, aqueles necessários para o combate de doenças crônicas, como do coração, que precisam ser subsidiados pelo governo. E queremos que existam prateleiras populares em todas as farmácias, funcionando de forma efetiva", ressaltou.

Em Brasília está marcado um ato lembrando os 85 anos da Previdência Social.

Os aposentados e pensionistas cutistas também preparam uma caravana, no dia 27 de janeiro, à tradicional Marcha a Aparecida.

Fonte: ID Fasubra