GT Segurança/Assufrgs participa de manifestação em Rio Grande

O GT Segurança/Assufrgs participou no dia 6 de maio de uma manifestação organizada pela Aptafurg, em Rio Grande. O convite foi feito pelo coordenador da entidade sindical, Celso Carvalho, e o servidor do quadro de segurança da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rudnei Greque, com o objetivo de ministrar uma palestra aos vigilantes daquela instituição que estavam instalando o GT Segurança da Aptafurg.

A unidade de Segurança da FURG também realizou um dia de mobilização para alertar a comunidade universitária, através da colocação de faixas e distribuição de panfletos, do sucateamento sofrido pelas IFES. O mesmo atinge de forma direta os técnico-administrativos, os professores e principalmente o setor responsável pela segurança no âmbito dos campi universitários espalhados por todo o território nacional. Além disso, foi repudiada a terceirização desenfreada que tomou conta do Serviço Público Federal.

Projeto do Risco de Vida

O GT Segurança/Assufrgs informou aos colegas de Rio Grande sobre o início da luta pelo projeto do Risco de Vida e até onde conseguiu avançar no presente momento. Também ressaltou a necessidade de união da categoria a partir de um trabalho integrado com o sindicato local e amparado no apoio recíproco, a exemplo do que ocorre entre o GT Segurança e a Assufrgs, que no caso em questão, forneceu o aparato logístico (viatura, combustível, faixa confeccionada em apoio aos colegas), possibilitando assim a realização da viagem.

Na parte da tarde, o GT Segurança/Assufrgs foi convidado a participar de uma reunião, previamente agendada, entre o reitor Carlos Cousin, o vice-reitor Ernesto Cazaris e servidores da segurança. No encontro, foi encaminhado por Celso Carvalho um manifesto com as reivindicações apresentadas pelos seguranças presentes ao ato. O mesmo foi prontamente acolhido pelos representantes da Administração da FURG.

Durante a conversa, o GT Segurança/Assufrgs relatou detalhadamente as atividades que têm desenvolvido em prol da aprovação do projeto que estabelece o adicional do risco de vida para os vigilantes lotados nas universidades federais. O reitor da FURG compromete-se de protocolar junto à Andifes uma pauta de discussão que aborde temas prioritários como a recuperação do cargo de vigilante (atualmente em processo de extinção), reabertura dos concursos públicos para esta função e o fim das terceirizações.

O GT Segurança/Assufrgs agradece aos companheiros Darci (Assufpel) e Lurdes, Eva e Rosane (Assufrgs) que estiveram conosco, apoiando-nos nesta memorável jornada. Também são merecedores de nosso respeito e agradecimento os coordenadores gerais da Assufrgs, Bernadete, Silvio e Neco, e os demais coordenadores pelo apoio dado ao grupo de trabalho da segurança que representou dignamente o nosso sindicato no evento promovido pelos colegas da FURG.

A delegação do GT Segurança/Assufrgs em Rio Grande: Mozarte Simões, Rogério Fonseca, Luiz Joris e Éverton Silveira.