II Conassufrgs começa com homenagem ao companheiro Brito

     

Clique aqui e veja mais fotos do 1º dia do II CONASSUFRGS

O 1º dia do II Conassufrgs teve como ponto alto uma emocionada homenagem ao companheiro Brito, falecido no início desse ano. Tivemos também o lançamento da exposição "Negros e Negras que Constróem a Universidade", lançamento de livro, posse dos Conselhos Fiscal e de Delegados, além de um debate com o dirigente do MST, Gilmar Mauro.

Logo após a abertura do credenciamento dos delegados, o II Conassufrgs presenciou a abertura da exposição Negros e Negras que Constróem a Universidade. A solenidade foi conduzida pelas coordenadoras de Educação Política e Sindical da Assufrgs, Joana e Lurdinha, que produziram e organizaram a exposição, com a colaboração da estudante de jornalismo da Fabico Bruna Menezes. A exposição ficará aberta à visitação no 1º andar da Reitoria. Em seguida tivemos o lançamento do livro "RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento", de José Antônio dos Santos, Gilberto Ferreira da Silva e Luis Carlos Carneiro (organizadores).

A atividade seguinte foi a posse dos novos membros do Conselho de Delegados da Assufrgs e do Conselho Fiscal. Os novos conselheiros, eleitos juntamente com os delegados ao II Conassufrgs, tomaram posse com a missão de fortalecer mais ainda a democracia e a participação da nossa categoria nas lutas em defesa dos Técnicos Administrativos da UFRGS. Terminada a posse dos Conselheiros a Mesa que conduziu os trabalhos no 1º dia, submeteu o regimento do II Conassufrgs a votação, tendo o mesmo sido aprovado por aclamação.

Após uma pausa, onde tivemos um coquetel com apresentação musical de Dionara Maria Fuentes e Francisco Paulo Gomes, o Congresso teve sua abertura oficial. A abertura iniciou com o momento mais emocionante do primeiro dia do II Conassufrgs. A Coordenação da Assufrgs e todos os presentes prestaram uma homenagem ao companheiro José Pereira Brito Filho. Seus familiares, presentes ao Congresso, se emocionaram com o vídeo preparado especialmente para o congresso e com a homenagem que todos prestaram ao nosso companheiro que deixou tantas saudades em todos. Como foi dito na homenagem: temos a certeza que o seu espírito que sempre chamava a unir todos que querem lutar, estará presente nesse II Conassufrgs, o congresso José Pereira Brito Filho.

Além dos coordenadores gerais da Assufrgs na Mesa de Abertura, estiveram presentes para saudar o Conassufrgs, o Reitor da UFRGS, os três coordenadores Gerais da Fasubra, o DCE da UFRGS, a Adufrgs e o representante da APTAFURG. Todos foram unânimes em afirmar a importância do congresso para a luta dos técnicos administrativos das universidades.

Para terminar o primeiro dia com chave de ouro, tivemos a palestra com o companheiro Gilmar Mauro. Ele discorreu sobre as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho nos últimos tempos. A palestra agradou a todos os que ficaram até o final, entrando a noite. Ao final da exposição, Gilmar Mauro deixou uma pergunta e ele mesmo respondeu com o que poderia ser um resumo da nossa tarefa nesse II Conassufrgs: "Quer saber o que vai ser o futuro? Olha para o que você está fazendo hoje. É no presente que a gente semeia o futuro."