O Brasil de Aloysio Biondi: Mil artigos e reportagens do jornalista estão disponíveis em site

Durante sete anos, o projeto “O Brasil de Aloysio Biondi” realizou pesquisas e catalogou materiais impressos do jornalista (falecido em julho de 2000) que foi vencedor de dois prêmios Esso e apontado como um dos nomes de referência do jornalismo econômico no Brasil.

O trabalho resultou num acervo on line com mil artigos e reportagens de Aloysio Biondi, que estão disponíveis no site, todo em software livre. Entre os temas abordados estão soberania nacional e dependência externa, privatizações e o papel do Estado, agricultura, emprego e renda, meio ambiente, direitos do consumidor e ética jornalística. Até o momento, o site abrange a produção de Biondi nas décadas de 60, 70, 80 e 90, incluindo as matérias com que ele venceu o Prêmio Esso.

Na página, pode-se encontrar ainda depoimentos em áudio e vídeo, além de fotos de momentos marcantes da carreira, de vida e reproduções fotográficas de alguns dos principais trabalhos do jornalista. Outro destaque é o perfil biográfico de Biondi, elaborado por Thais Sauaya Pereira e testemunhos sobre ele escritos por Luis Fernando Verissimo, Emir Sader, Washington Novaes, Jânio de Freitas e Ziraldo, entre outros.

A estimativa é que o material disponível corresponda a cerca de metade da produção do jornalista. “Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, no site e na organização do arquivo do Biondi, mas os mil textos certamente merecem comemoração”, diz o coordenador do projeto, Antonio Biondi, filho do meio de Aloysio, que conta com a ajuda de uma trupe voluntária de afixionados por Biondi e pelo jornalismo

Ele acrescenta que, ao lado da homenagem, existe a intenção de colaborar com a vida democrática e a discussão dos grandes temas do país: “Acredito que a expectativa de todo o grupo que construiu o projeto é que o site contribua efetivamente com os debates por um Brasil melhor e um jornalismo mais próximo do povo”.

O Brasil de Aloysio Biondi – www.aloysiobiondi.com.br