Conselho de Delegados se reúne e organiza Paralisação do dia 21 de agosto

Reunido na manhã desta quarta-feira, dia 13, no Auditório da Assufrgs, o Conselho de Delegados definiu, entre outras questões, a organização da Paralisação Nacional no dia 21 de agosto e convocar ativamente a categoria para a Assembléia Geral na segunda-feira, dia 18, às 14h, no Auditório da Faculdade de Direito.

A Coordenadora Geral da Assufrgs Bernadete Menezes fez um relato da reunião de Planejamento da Coordenação que iniciou nesta terça, dia 12, e continuará na próxima semana, no dia 19. Segundo ela, foi realizado um balanço do trabalho desenvolvido no primeiro semestre, com destaque a dois projetos que não tiveram continuidade e deverão ser retomados neste segundo semestre: Projeto Memória e O Pensamento não tem Fronteira. Também destacou que o número de acessos ao site da entidade dobrou no último período.

Além disso, Berna apresentou algumas definições já tomadas no Planejamento. A prioridade deste segundo semestre será o debate do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), com a organização de um seminário de formação sobre o tema em setembro. Também foi decidida a criação de um grupo de trabalho para discutir a participação da categoria no Fórum Social Mundial, em janeiro, em Belém do Pará, com representantes dos delegados. Por fim, foi explicada a proposta de reestruturação do quadro funcional do Sindicato, para a qual também foi eleita uma comissão.

Paralisação Nacional

Sobre a paralisação do dia 21, Berna explicou que a mesma está sendo convocada pela Fasubra contra o projeto de Fundações Estatais. Como na Ufrgs, não temos hospital universitário, a Coordenação decidiu centrar fogo nas questões relativas à capacitação, horas extras e pela defesa da autonomia universitária.

Sobre os 700 processos, Michele disse que está ocorrendo uma caça às bruxas na Ufrgs e que a Administração não está tendo pulso firme para defender a capacitação dos servidores. Ela garantiu que a seriedade dos critérios utilizados para a aprovação dos processos no Consun. Eles foram muito bem analisados e qualquer juiz dará ganho de causa aos servidores.

Várias intervenções dos delegados foi na defesa da Paralisação no dia 21 tendo em vista os ataques que os servidores e a autonomia universitária vêm sofrendo. Portanto, o conselho já saiu munido com o Boletim da Assufrgs para garantir uma grande participação na Assembléia Geral de segunda, dia 18, e na Paralisação dia 21, com concentração para uma nova Assembléia, às 9h, no saguão da Reitoria.

Além disso, foram escolhidos representantes para comissões que irão estudar propostas para a Sede Campestre, a participação no Fórum Social Mundial, a reestruturação funcional e a comissão de saúde proposta pela Reitoria que irá tratar da questão dos exames periódicos. Para esta foram eleitos os delegados Michele e Celso Alves.

Veja abaixo, os integrantes das Comissões:

Comissão Sede Campestre: Maria Antonieta, Roberto de Àvila, Maribel Nunes, Alexandre Aguiar, Mozart Simões, André Rosa, Adalberto Halmenschlager, Maria Luiza Silva, Carmen Flores, Valdecir
Comissão FSM: Maria Antonieta, Celso Alves, Nara Francisca, Mozart Simões, Iria Almerindo, Maria de Fátima
Grupo de trabalho funcionários: Maria Antonieta, Roberto Àvila, André Rosa, Maribel Nunes, Adalberto Halmenschlager, Maria Luiza Silva, José Adair, Maria de Fátima, Carmen Flores
Comissão Saúde: Michele Monguilhott, Celso Alves

Por fim, os delegados fizeram uma avaliação do Curso de Formação realizado em Tramandaí e apontaram a necessidade de ocorrerem outros cursos.

Veja o calendário das reuniões do Conselho de Delegados: 

2 de setembro – 14h – Campus Centro
24 de setembro – 9h – Auditório da Assufrgs
15 de outubro – 14h – Campus do Vale
5 de novembro – 9h – Auditório da Assufrgs
26 de novembro – 14h – Auditório da Assufrgs

Calendário de Mobilização

Assembléia Geral

Segunda, 18 de agosto, 14 horas
Auditório da Faculdade de Direito

Pauta:
1) Escolha de Delegados para o Encontro Regional Sul da Fasubra; 2) Relatos Jurídicos; 3) Posição da Assufrgs sobre data do Confasubra

Paralisação quinta-feira (21/8)

9h – Assembléia Geral no saguão da Reitoria

– Contra a intervenção do Ministério do Planejamento que cassou os Processos de Capacitação
– Pelo descongelamento das Horas Extras e Planos Econômicos
– Pela Defesa da Autonomia Universitária
– Contra as Fundações Estatais de Direito Privado