13ª Marcha dos Sem e 14º Grito dos Excluídos será nesta sexta

A 13ª edição da Marcha dos Sem estará, neste ano de 2008, unida ao 14º Grito dos Excluídos. A manifestação dos movimentos populares, organizada por entidades de classe, acontecerá no dia cinco de setembro, na capital gaúcha, e tem como lema a defesa da dignidade humana.

A união da Marcha dos Sem com o Grito dos Excluídos expressa a completa insatisfação das camadas populares com a forma com que o Rio Grande do Sul vem sendo gerido. A Marcha deste ano tem um caráter reivindicatório, denunciatório e, ao mesmo tempo, propositivo, na medida em que os movimentos sociais, em conjunto com diversos setores da sociedade gaúcha, apresentarão propostas alternativas de desenvolvimento para o Estado. Os movimentos sociais entregarão um documento a algumas instituições públicas denunciando a corrupção instalada durante o governo Yeda/Feijó como, por exemplo, o desvio de 44 milhões dos cofres públicos através do esquema do Detran, e a forma com que o patrimônio público dos gaúchos vem sendo atacado durante o governo tucano.

A concentração para a Marcha dos Sem será as 13h, na Praça Pinheiro Machado (Av. Pátria, esquina com a Av. Farrapos). O horário de saída da caminhada está previsto para as 14h30min. Estão previstas, durante a Marcha, algumas paradas em frente à Secretaria de Segurança Pública do RS, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Palácio da Justiça do Rio Grande do Sul. O ato público de encerramento da 13ª edição da Marcha dos Sem será em frente ao Palácio Piratini, no centro da capital, por volta das 17h.

Saiba quais são os eixos da Marcha dos Sem e do Grito dos Excluídos.