Faleceu neste domingo (7) a revolucionária cubana Célia Hart

Celia Hart Santamaría, ativista política e escritora cubana, faleceu no último domingo (7), após o veículo em que viajava se chocar contra uma árvore, informou o diário Granma de Cuba.

No acidente, também faleceu Abel Hart Santamaría, irmão de Célia e também filho dos dirigentes históricos da revolução cubana, Armado Hart e Haydée Santamaría.

Célia Hart, de 45 anos, era uma fervorosa defensora de Fidel Castro, Che Guevara e da revolução cubana. Ao mesmo tempo, também era fiel seguidora dos ensinamentos políticos de Leon Trotsky, revolucionário russo que enfrentou o burocratismo autoritário de Josef Stalin, luta que lhe custou a vida.

Em 2005, Hart foi expulsa do Partido Comunista Cubano, aparentemente devido a sua defesa e adesão pública às idéias de Trotsky.

O corpo de Célia e também de Abel, foram sepultados nesta segunda-feira (8) às 10 horas.

Hart era fervorosa seguidora do processo revolucionário venezuelano e freqüente colunista do site Aporrea. Hart deixou uma grande quantidade de artigos disponíveis no site. Para ler os artigos clique no link http://www.aporrea.org/autores/hartc/.

Fonte: http://www.aporrea.org