Avaliação de Desempenho: venceu a burocracia! CONSUN decidiu pelo que já havia decidido antes mesmo do início das discussões




Numa reunião extremamente marcada pela intransigência por parte dos membros presentes, o CONSUN decidiu pelo que já havia decidido antes mesmo do início das discussões. A despeito de todos os argumentos utilizados para sensibilizar os membros. inclusive houve a leitura do parecer de vistas de ex-conselheiro representante dos técnico-administrativos em educação.

Os argumentos apresentados mostraram aos membros do CONSUN, que esta era uma oportunidade de envolver os técnico-administrativos em educação nas discussões institucionais sobre o papel da Universidade e sobre o papel dos próprios servidores técnico-administrativos em educação na construção desta Universidade,.

Em contato com o novo Reitor havíamos tentado fazê-lo ver que o melhor para a UFRGS seria uma tentativa de juntos construirmos uma proposta de avaliação de desempenho que pudesse unificar as propostas existentes, a da Administração Central e a da CIS-ASSUFRGS.

Infelizmente não foi isto que aconteceu e o Reitor preferiu manter a proposta de Avaliação de Desempenho Institucional, preferindo a avaliação burocrática à avaliação do desempenho funcional dos servidores, como processo pedagógico, realizada mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, referenciada no caráter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usuários.

No discurso dos defensores da proposta institucional foi dito que “tudo que está previsto na legislação, está contemplado nesta proposta”, sendo assim devemos nos apropriar da proposta aprovada (disponível no sítio da ASSUFRGS) e fazer com que ela efetivamente contemple tudo que está previsto na legislação.

Nesta disputa quem perdeu foi a UFRGS, que ao fazer a opção pelo mais fácil, também fez a opção pelo menos nobre, mais uma vez, esta grande instituição de ensino que todos nós ajudamos a construir no dia-a-dia, fez uma escolha que não condiz com a sua grandeza.