Ato público defende Petrobras e exploração do petróleo por brasileiros

Na próxima segunda-feira, dia 15, às 11h, entidades que defendem a Petrobras como empresa de capital nacional e que ela assuma com exclusividade a exploração de petróleo no Brasil, realizam um ato público na esquina democrática, em Porto Alegre.

Em seguida, a manifestação será deslocada para a Praça da Alfândega, também no centro da capital gaúcha. O movimento o petróleo tem que ser nosso reivindica o fim da Agência Nacional de Petróleo – ANP e a reestatização da Petrobras.

O governo FHC acabou com o monopólio da exploração do petróleo no Brasil. Desde então são feitos leilões de reservas e ações. Portanto, parte das reservas localizadas em território brasileiro está sendo feita por empresas particulares, nacionais e internacionais. No governo Lula nada mudou. A Petrobras é hoje uma multinacional como qualquer outra, servido aos interesses de acionistas de todas as partes do mundo. Só não atende aos interesses do povo brasileiro.

O petróleo genuinamente brasileiro significa: gasolina mais barata, óleo diesel mais barato, gás de cozinha mais barato, transporte mais barato, produção mais barata e preços ao consumidor final mais baratos.

Você sabia…

1. Com os leilões, as empresas privadas de extração e refino exploram o petróleo brasileiro pagando ao Brasil apenas 15% de seus lucros líquidos! E guardam 85% para si mesmas, ou remetem para o exterior.

2. Isso é o contrário do que outros países do mundo fazem. Quer dizer, as empresas particulares estão enriquecendo com um tesouro que pertence ao povo brasileiro.

3. O pré-sal é uma reserva imensa de petróleo, localizada a grande profundidade marinha, que deixará o Brasil entre os maiores produtores de petróleo do mundo.

4. A Agência Nacional de Petróleo – ANP vem entregando o petróleo brasileiro aos estrangeiros. Isso pode ser explicado pelo fato de a atual diretoria da agência ser composta por representantes de multinacionais.

5. O Brasil precisa reivindicar o monopólio da extração e do refino. Também deve reivindicar a Petrobras como empresa genuinamente brasileira, pois ela detém a tecnologia mais moderna do mundo para exploração em águas profundas, como é o caso do pré-sal.