Negros comemoram posse de Obama e 30 anos da Revista Tição em Porto Alegre

Ato simbólico na Esquina Democrática, em Porto Alegre (RS), comemorou a posse de Barack Obama, primeiro presidente negro dos Estados Unidos (EUA). Comunidade negra também lembrou os 30 anos da Revista Tição, que resistiu à Ditadura Militar no RS.

Integrantes da comunidade negra gaúcha realizaram nesta terça-feira (20) um ato simbólico no centro de Porto Alegre (RS), em comemoração à posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama. Eles também lembraram os 30 anos da Revista Tição, veículo alternativo que circulou entre os anos de 1978 e 1980 no estado.

A editora da revista na época, a jornalista Vera Daisy Barcellos, diz que a posse de Obama é significativa para todos os negros, que sofrem duramente com a exclusão e o preconceito racial.

"É significativa. Ele não é o primeiro presidente negro, já tivemos Mandela [Nelson Mandela, na África do Sul]. Mas ele significa a ascensão de um povo que normalmente em todos os países é excluído. Situando aqui no país, veremos o quanto o racismo é cruel à população negra. Não permite acesso à educação e ao mercado de trabalho", afirma.

O ato simbólico iniciou ao meio-dia na Esquina Democrática e contou com participantes da Revista Tição. A jornalista avalia que a publicação foi marcante para a época porque já tratava de temas considerados tabus, como o racismo e a violência e também ajudou a organizar o movimento negro. A revista também é símbolo de resistência, diz Barcellos, já que teve de enfrentar a censura da Ditadura Militar.

"Em termos de trabalho na década de 70, o Grupo Tição em termos de imprensa foi vanguarda", opina.

A primeira edição da Revista Tição foi publicada em Março de 1978.

Fonte: Raquel Casiraghi/Agência Chasque