No próximo dia 10, os educadores do RS vão parar pela derrubada do veto

No dia 10, os trabalhadores da rede estadual de educação irão paralisar as atividades para acompanhar a votação do veto da governadora Yeda Crusius ao projeto que abona as faltas da greve. A categoria vai acompanhar, em Porto Alegre, a votação do projeto. Nas regiões, a intenção é instalar telões em ginásios ou em praças públicas para acompanhar o voto dos deputados. Será um dia de vigília.

Em dezembro do ano passado, com o entendimento de que as aulas foram recuperadas e que, portanto, os educadores não poderiam ser penalizados, a Assembléia Legislativa aprovou projeto garantindo o pagamento dos dias parados. Determinada em manter a postura de confronto com a categoria, a governadora vetou a proposta aprovada pela Assembléia.

Para a categoria, os 38 deputados que votaram a favor dos trabalhadores em educação não têm motivos para mudar o voto. A Assembléia tem cumprido importante papel na interlocução com os servidores, desempenhando um papel que deveria ser do governo do estado. Ou seja: dialogar com as entidades sindicais na busca de consensos no que diz respeito à manutenção de direitos e melhorias na prestação de serviços à população gaúcha

Ao seu estilo, a governadora ameaça lançar mão de recursos da velha prática política: substituir parlamentares da "base aliada" que se manifestarem contra o veto. Uma prática abominada há muito tempo pela sociedade gaúcha. Procure o deputado da sua região neste final de semana, pois o voto dele é importante.

Por João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato