Ato “Fora Yeda e fora as fundações da UFSM” une professores e estudantes em Santa Maria


Foto Lauro Alves/ZH

”A rua do Acampamento, a avenida Nossa Senhora das Dores e outras próximas ao Fórum de Santa Maria ficaram congestionadas devido às centenas de manifestantes que, com faixas e cartazes gritavam “Fora Yeda”, protestando contra os sucessivos escândalos que têm atingido o governo de Yeda Crusius (PSDB). A caminhada teve a participação de uma maioria de professores ligados ao 2º Núcleo do CPERS Sindicato, mas que reuniu ainda outras categorias de servidores estaduais, e também de estudantes secundaristas e acadêmicos da UFSM.


Entre os objetos de crítica dos manifestantes, a mansão da governadora não foi poupada, tendo recebido a dedicatória de ter sido resultado de “corrupção” em banners montados pelos manifestantes. Os estudantes do DCE da UFSM não esqueceram do escândalo das fundações e pediram em uma faixa “Fora Yeda e fora as fundações da UFSM”.

Os integrantes do protesto direcionaram palavras de ordem ao governo estadual quando passaram em frente ao prédio da 8ª Coordenadoria de Educação. A caminhada culminou com um ato em frente ao prédio da Justiça Federal de Santa Maria, pois é no Judiciário local que se desenrolam processos relativos a atos de corrupção apontados pela Operação Rodin, da Polícia Federal, em 2007, que envolveu integrantes do Detran e de fundações de apoio, como Fatec e Fundae, que se estruturam dentro da UFSM”.

Blog RS Urgente